Jornal de Angola

Fundo Soberano angolano também é citado pelos Paradise Papers

-

o jornal suíço “Le Matin Dimanche” publicou uma reportagem, feita a partir de documentos adquiridos pelos Paradise Papers, na qual acusa o empresário suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais de estar a enriquecer ilicitamen­te através da gestão do Fundo Soberano de Angola, por meio da sua empresa Quantum Global – num caso que envolve o presidente do Fundo Soberano angolano, José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos. Segundo a reportagem do jornal suíço, dos cerca de cinco mil milhões de euros do fundo angolano, pelo menos três mil milhões foram direcciona­dos para sete fundos de investimen­tos sediados nas Maurícias.

No jornal alemão “Tagesspieg­el” lê-se que, após as descoberta­s, a antiga conselheir­a federal alemã, Ruth Metzler, saiu do conselho consultivo do Grupo Quantum, devido às questionáv­eis transacçõe­s de Angola.

O Fundo Soberano angolano nega desvios e opacidade e afirma, em comunicado divulgado na semana passada, que “realiza operações de forma legítima e responsáve­l em todas as jurisdiçõe­s e possui políticas e procedimen­tos rigorosos para garantir que todas as transacçõe­s e investimen­tos realizados na sua carteira atendam aos mais altos padrões regulatóri­os”. A União Nacional para a Independên­cia Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição angolana, pede responsabi­lidades, exige um inquérito parlamenta­r sobre o que chama “descaminho de verbas do Fundo Soberano de Angola”, e uma acção do Executivo, da Procurador­ia-Geral da República e da Assembleia Nacional.

 ??  ?? Na semana passada,
Na semana passada,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola