Des­cen­tra­li­za­ção fa­ci­li­ta a afec­ta­ção do di­nhei­ro

Jornal de Angola - - POLÍTICA - Ma­nu­e­la Gomes

O re­gis­to “de­ta­lha­do e opor­tu­no” das re­cei­tas fei­to de for­ma des­cen­tra­li­za­da per­mi­te uma me­lhor afec­ta­ção e dis­po­ni­bi­li­za­ção das mes­mas (re­cei­tas) pe­lo Te­sou­ro Na­ci­o­nal, de­fen­deu on­tem, em Lu­an­da, o mi­nis­tro das Fi­nan­ças, Ar­cher Man­guei­ra.

Dis­ser­tan­do so­bre “O mu­ni­cí­pio e a ar­re­ca­da­ção de re­cei­tas - Ex­pe­ri­ên­ci­as e De­sa­fi­os”, no Fó­rum dos Mu­ni­cí­pi­os e Cidades de An­go­la, que de­cor­re até hoje, em Lu­an­da, o mi­nis­tro das Fi­nan­ças dis­se que a ins­ti­tui­ção cri­ou um gru­po de tra­ba­lho pa­ra ela­bo­rar um es­tu­do por­me­no­ri­za­do so­bre os me­ca­nis­mos da ar­re­ca­da­ção e ges­tão das re­cei­tas co­mu­ni­tá­ri­as. O gru­po de tra­ba­lho de­ve es­tu­dar a for­ma co­mo os ór­gãos lo­cais e a Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT) de­vem agir pa­ra uma efi­ci­en­te ar­re­ca­da­ção do Im­pos­to Pre­di­al Urbano (IPU). O pri­mei­ro en­saio pa­ra a ar­re­ca­da­ção do IPU a ní­vel pro­vin­ci­al po­de acon­te­cer nos pri­mei­ros seis me­ses do pró­xi­mo ano, en­quan­to no se­gun­do se­mes­tre de 2018 o pro­ces­so vai de for­ma des­cen­tra­li­za­da ocor­rer nos mu­ni­cí­pi­os, al­gu­mas co­mu­nas e dis­tri­tos ur­ba­nos.

A re­cei­ta ar­re­ca­da­da pe­lo mu­ni­cí­pio, ex­pli­cou, de­ve ser pos­ta ao ser­vi­ço das ne­ces­si­da­des do mu­ni­cí­pio. Acher Man­guei­ra apon­tou co­mo exem­plo, a atri­bui­ção de ver­bas pa­ra o fi­nan­ci­a­men­to de pro­gra­mas mu­ni­ci­pais, no qua­dro do Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Lo­cal e Com­ba­te à Po­bre­za Ex­tre­ma.

O mi­nis­tro das Fi­nan­ças de­fen­deu, igual­men­te, o re­for­ço dos Con­se­lhos de Aus­cul­ta­ção e Con­cer­ta­ção So­ci­al, sa­li­en­tan­do que os mes­mos de­vem en­vi­ar re­la­tó­ri­os tri­mes­trais de for­ma di­rec­ta ao Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Pa­ra ar­re­ca­da­ção de re­cei­tas nos mu­ni­cí­pi­os, o Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças tem de­fi­ni­do ob­jec­ti­vos téc­ni­cos, co­mo a co­bran­ça ade­qua­da da re­cei­ta pa­ra in­cre­men­tar os re­cur­sos fi­nan­cei­ros das ad­mi­nis­tra­ções lo­cais, in­cluin­do a har­mo­ni­za­ção dos Sis­te­mas In­te­gra­do de In­for­ma­ção e Ges­tão da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio.

DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Mi­nis­tro Ar­cher Man­guei­ra foi um dos prin­ci­pais ora­do­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.