Par­la­men­to pror­ro­ga man­da­to de Co­mis­são

Equi­pa cri­a­da pa­ra au­xi­li­ar a me­sa da As­sem­bleia Na­ci­o­nal na apre­ci­a­ção dos man­da­tos e cons­ti­tui­ção dos de­mais ór­gãos

Jornal de Angola - - POLÍTICA - Jo­si­na de Car­va­lho

A Co­mis­são Even­tu­al da As­sem­bleia Na­ci­o­nal vai fun­ci­o­nar por mais 20 di­as, pa­ra con­cluir as ta­re­fas que fi­ca­ram pen­den­tes. A de­ci­são foi to­ma­da, on­tem, com a apro­va­ção de 171 vo­tos a fa­vor, ne­nhum con­tra e 15 abs­ten­ções, do Pro­jec­to de Re­so­lu­ção que apro­va a pror­ro­ga­ção do pra­zo de fun­ci­o­na­men­to da re­fe­ri­da co­mis­são.

A co­mis­são foi cons­ti­tuí­da pa­ra au­xi­li­ar a me­sa da As­sem­bleia Na­ci­o­nal na pre­pa­ra­ção das de­li­be­ra­ções do Ple­ná­rio, apre­ci­a­ção dos pro­ces­sos re­la­ti­vos ao man­da­to dos de­pu­ta­dos e à cons­ti­tui­ção dos de­mais ór­gãos par­la­men­ta­res da ac­tu­al le­gis­la­tu­ra.

A Co­mis­são Even­tu­al, cri­a­da no dia 27 de Ou­tu­bro du­ran­te a pri­mei­ra reu­nião ple­ná­ria ex­tra­or­di­ná­ria da pri­mei­ra ses­são le­gis­la­ti­va da quar­ta le­gis­la­tu­ra, pa­ra um man­da­to de cin­co di­as, não pro­ce­deu à con­clu­são do pro­ces­so de mo­vi­men­ta­ção de de­pu­ta­dos, nem a com­po­si­ção nu­mé­ri­ca e no­mi­nal das co­mis­sões de tra­ba­lhos es­pe­ci­a­li­za­das da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, por ra­zões ope­ra­ci­o­nais.

A Co­mis­são Even­tu­al, pre­si­di­do pe­la de­pu­ta­da Isa­bel Pe­li­gan­ga, tra­ba­lhou com a me­sa da As­sem­bleia Na­ci­o­nal na cons­ti­tui­ção e com­po­si­ção da co­mis­são per­ma­nen­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, de­no­mi­na­ção e com­po­si­ção das co­mis­sões de tra­ba­lhos es­pe­ci­a­li­za­das, cons­ti­tui­ção e com­po­si­ção do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da As­sem­bleia Na­ci­o­nal e da di­rec­ção do gru­po de mu­lhe­res par­la­men­ta­res.

Na mes­ma ses­são, a As­sem­bleia Na­ci­o­nal apro­vou a re­so­lu­ção so­bre a mo­vi­men­ta­ção de de­pu­ta­dos, com 185 vo­tos a fa­vor, ne­nhum con­tra e uma abs­ten­ção, de­vi­do à sus­pen­são do man­da­to dos de­pu­ta­dos do MPLA Carlos Fei­jó e Al­de­mi­ro Vaz da Con­cei­ção, por exer­ce­rem fun­ções que im­pe­dem a sua par­ti­ci­pa­ção per­ma­nen­te nas ac­ti­vi­da­des da As­sem­bleia Na­ci­o­nal. As va­gas fo­ram ocu­pa­das pe­los can­di­da­tos dos cir­cu­lo elei­to­ral na­ci­o­nal Nvun­da Sa­lu­com­bo e To­más da Sil­va, que on­tem to­ma­ram pos­se.

O Pro­jec­to de Re­so­lu­ção que apro­va a com­po­si­ção nu­mé­ri­ca e no­mi­nal das co­mis­sões de tra­ba­lho es­pe­ci­a­li­za­das da As­sem­bleia Na­ci­o­nal foi apro­va­do por una­ni­mi­da­de. A ac­tu­al le­gis­la­tu­ra pas­sa a ter dez co­mis­sões com­pos­tas por 21 de­pu­ta­dos no mí­ni­mo e 26 no má­xi­mo.

A pri­mei­ra co­mis­são tra­ta de As­sun­tos Cons­ti­tu­ci­o­nais e Ju­rí­di­cos e a se­gun­da de De­fe­sa, Segurança, Or­dem In­ter­na, An­ti­gos Com­ba­ten­tes e Ve­te­ra­nos da Pá­tria. Os de­pu­ta­dos Jo­a­quim Júnior e Ro­ber­to Mon­tei­ro “Ngon­go” são os seus pre­si­den­tes.

A ter­cei­ra co­mis­são é de Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Co­o­pe­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal e Co­mu­ni­da­des An­go­la­nas no Es­tran­gei­ro e a quar­ta de Ad­mi­nis­tra­ção do Es­ta­do e Po­der Lo­cal. São di­ri­gi­das pe­los de­pu­ta­dos Jo­se­fi­na Di­a­ki­té e Vir­gí­lio Tyo­va.

A quin­ta co­mis­são é res­pon­sá­vel por as­sun­tos de Eco­no­mia e Fi­nan­ças e a sex­ta de Saú­de, Edu­ca­ção, En­si­no Su­pe­ri­or, Ci­ên­ci­as e Tec­no­lo­gia. A di­rec­ção des­tas du­as co­mis­sões es­tá a car­go dos de­pu­ta­dos Di­o­ge­nes de Oli­vei­ra e Ma­nu­el da Cruz Ne­to.

A sé­ti­ma co­mis­são cui­da de Cul­tu­ra, As­sun­tos Re­li­gi­o­sos, Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, Ju­ven­tu­de e Des­por­tos e a oi­ta­va de Fa­mí­lia, In­fân­cia e Ac­ção So­ci­al. Os seus pre­si­den­tes são os de­pu­ta­dos Paulo Pom­bo­lo e Clarice Mu­kin­da. A no­na co­mis­são é de Man­da­tos, Éti­ca e De­co­ro Par­la­men­tar e es­tá sob di­rec­ção do de­pu­ta­do Jus­ti­no Pin­to de An­dra­de. Por fim, a dé­ci­ma co­mis­são é de Di­rei­tos Hu­ma­nos, Pe­ti­ções, Re­cla­ma­ções e Su­ges­tões dos Ci­da­dãos e tem co­mo pre­si­den­te o de­pu­ta­do Raúl Dan­da.

Mo­vi­men­ta­ção à vis­ta

A pró­xi­ma reu­nião ple­ná­ria es­tá agen­da­da pa­ra sex­ta­fei­ra, pa­ra pro­ce­der mais uma mo­vi­men­ta­ção de de­pu­ta­dos e re­a­li­zar o ac­to de to­ma­da de pos­se dos dois mem­bros do con­se­lho di­rec­ti­vo da En­ti­da­de Re­gu­la­do­ra da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al An­go­la­na(ERCA), in­di­ca­dos pe­lo par­ti­do UNITA.

Agen­da da pró­xi­ma reu­nião re­ser­va dis­cus­são e vo­ta­ção da Re­so­lu­ção que apro­va o va­lor do Or­ça­men­to da As­sem­bleia Na­ci­o­nal pa­ra o Exer­cí­cio Eco­nó­mi­co de 2018

SAN­TOS PE­DRO | EDIÇÕES NOVEMBRO As­sem­bleia Na­ci­o­nal apro­vou on­tem re­so­lu­ção so­bre mo­vi­men­ta­ção de de­pu­ta­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.