En­con­tro vai ava­li­ar fa­ci­li­ta­ção do co­mér­cio

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Uma mis­são de di­ag­nós­ti­co da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al das Al­fân­de­gas (OMA) pa­ra im­ple­men­ta­ção do Acor­do de Fa­ci­li­ta­ção do Co­mér­cio, da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al do Co­mér­cio (OMC), man­tém des­de o dia 13 até 17 des­te mês en­con­tros de tra­ba­lho com a Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT).

O fo­co des­ta mis­são de di­ag­nós­ti­co é a im­ple­men­ta­ção do Acor­do de Fa­ci­li­ta­ção do Co­mér­cio (AFC) da OMC e a com­pre­en­são e ava­li­a­ção dos pro­ces­sos e pro­ce­di­men­tos adu­a­nei­ros, bem co­mo vá­ri­os ou­tros as­pec­tos li­ga­dos ao co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal, de for­ma a ser pos­sí­vel re­a­li­zar uma cor­rec­ta ava­li­a­ção e di­ag­nós­ti­co pa­ra im­ple­men­ta­ção do acor­do. Com o Acor­do de Fa­ci­li­ta­ção do Co­mér­cio, a OMA pro­cu­ra sim­pli­fi­car e cla­ri­fi­car os pro­ce­di­men­tos in­ter­na­ci­o­nais de im­por­ta­ção e de ex­por­ta­ção, as for­ma­li­da­des adu­a­nei­ras e os re­qui­si­tos de trân­si­to e de­ve tor­nar as for­ma­li­da­des ad­mi­nis­tra­ti­vas re­la­ci­o­na­das com o co­mér­cio mais fá­ceis e me­nos one­ro­sas, con­tri­buin­do, as­sim, pa­ra um im­por­tan­te e ne­ces­sá­rio es­tí­mu­lo ao cres­ci­men­to eco­nó­mi­co glo­bal.

Es­ta mis­são pre­vê um en­con­tro de al­to ní­vel com o Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da AGT e en­con­tros com as áre­as que li­dam com o co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal. Pa­ra o efei­to, es­tão agen­da­dos en­con­tros, reu­niões e vi­si­tas a áre­as es­pe­cí­fi­cas, pa­ra abor­dar as po­lí­ti­cas e pro­ce­di­men­tos de tra­ba­lho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.