UE e Lí­bia acu­sa­das de “de­su­ma­ni­da­de”

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O Al­to-Co­mis­sá­rio da ONU pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos, Zeid al-Hus­sein, cri­ti­cou on­tem a de­te­ri­o­ra­ção das con­di­ções de de­ten­ção dos mi­gran­tes na Lí­bia e con­si­de­rou “de­su­ma­na” a co­o­pe­ra­ção da União Eu­ro­peia com o país da Áfri­ca do Nor­te.

“A co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal não po­de con­ti­nu­ar a fe­char os olhos aos hor­ro­res ini­ma­gi­ná­veis so­fri­dos pe­los mi­gran­tes na Lí­bia e afir­mar que a si­tu­a­ção só po­de ser re­sol­vi­da com a me­lho­ria das con­di­ções de de­ten­ção”, de­cla­rou num co­mu­ni­ca­do.

Zeid al-Hus­sein con­si­de­rou ser “de­su­ma­na a po­lí­ti­ca de Bru­xe­las que con­sis­te em aju­dar os guar­das cos­tei­ros lí­bi­os a in­ter­cep­ta­rem e fa­ze­rem regressar os mi­gran­tes”. O sofrimento dos mi­gran­tes de­ti­dos na Lí­bia é um ul­tra­je pa­ra a cons­ci­ên­cia da hu­ma­ni­da­de, afir­mou, an­tes de con­si­de­rar que a si­tu­a­ção “tor­nou-se ca­tas­tró­fi­ca”.

O ape­lo sur­ge um dia de­pois de o gru­po de con­tac­to so­bre a ro­ta mi­gra­tó­ria no Me­di­ter­râ­neo cen­tral - que in­te­gra 13 paí­ses eu­ro­peus e afri­ca­nos, en­tre os quais a Lí­bia - ter de­ci­di­do me­lho­rar as con­di­ções dos mi­gran­tes nos cen­tros de de­ten­ção na Lí­bia, pro­mo­ven­do al­ter­na­ti­vas a es­ta so­lu­ção.

No co­mu­ni­ca­do, o Al­toCo­mis­sá­rio denuncia a aju­da da­da por Bru­xe­las e por Itá­lia aos guar­das cos­tei­ros lí­bi­os pa­ra de­te­rem os mi­gran­tes no mar, “ape­sar das pre­o­cu­pa­ções dos gru­pos de de­fe­sa dos di­rei­tos hu­ma­nos”.

“As in­ter­ven­ções cres­cen­tes não ser­vi­ram até ago­ra pa­ra re­du­zir o nú­me­ro de abusos so­fri­dos pe­los mi­gran­tes”, as­si­na­la e adi­an­ta que o sis­te­ma de vi­gi­lân­cia do Al­to-Co­mis­sa­ri­a­do “mos­tra uma de­te­ri­o­ra­ção rá­pi­da” da si­tu­a­ção dos mi­gran­tes na Lí­bia. Ob­ser­va­do­res dos di­rei­tos hu­ma­nos vi­si­ta­ram es­te mês em Tri­po­li cen­tros de de­ten­ção e fa­la­ram com mi­gran­tes de­ti­dos. “Os ob­ser­va­do­res fi­ca­ram cho­ca­dos com o que vi­ram: ho­mens, mu­lhe­res e cri­an­ças amon­to­a­dos e fe­cha­dos em han­ga­res (...) des­po­ja­dos da sua dig­ni­da­de”, la­men­tou.

ALESSIO PADUANO | AFP Re­fu­gi­a­dos afri­ca­nos ar­ris­cam a vi­da pa­ra en­trar na Eu­ro­pa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.