Co­mi­da é uti­li­za­da co­mo ar­ma de guer­ra

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O Pre­si­den­te do Su­dão do Sul, Sal­va Ki­ir, es­tá a uti­li­zar man­ti­men­tos co­mo ar­mas de guer­ra pa­ra ata­car ci­vis, ao blo­que­ar as ajudas hu­ma­ni­tá­ri­as em al­gu­mas áre­as, acu­sam es­pe­ci­a­lis­tas da ONU que mo­ni­to­ri­zam a apli­ca­ção de san­ções, que aler­ta­ram o Con­se­lho de Segurança pa­ra a si­tu­a­ção vi­vi­da no país mais jo­vem do mun­do.

“O Go­ver­no du­ran­te gran­de par­te de 2017 im­pe­diu de­li­be­ra­da­men­te que a as­sis­tên­cia ali­men­tar che­gas­se a al­guns ci­da­dãos. Es­sas ac­ções equi­va­lem a usar a co­mi­da co­mo ar­ma de guer­ra com a in­ten­ção de cas­ti­gar os ci­vis que o Go­ver­no vê co­mo opo­si­to­res”, afir­mam os es­pe­ci­a­lis­tas da ONU.

“A re­cu­sa de aju­da cau­sou in­se­gu­ran­ça ali­men­tar ex­tre­ma em gran­de par­te da po­pu­la­ção, com des­nu­tri­ção e mor­te por fo­me na re­gião de Gre­a­ter Bag­ga­ri, no con­ce­lho de Wau”, lê-se no re­la­tó­rio apre­sen­ta­do ao Co­mi­té de san­ções do Su­dão do Sul no Con­se­lho de Segurança.

Além das res­tri­ções à aju­da hu­ma­ni­tá­ria, o re­la­tó­rio apon­tou que, ape­sar das con­di­ções ca­tas­tró­fi­cas no Su­dão do Sul, for­ças ar­ma­das, gru­pos e mi­lí­ci­as con­ti­nu­am a “im­pe­dir ac­ti­va­men­te ope­ra­ções hu­ma­ni­tá­ri­as e de ma­nu­ten­ção da paz”.

A mis­são do Su­dão do Sul na ONU ain­da não co­men­tou o re­la­tó­rio.

En­tre­tan­to, uma do­a­ção de 25 mil eu­ros fei­ta pe­lo pa­pa Fran­cis­co de­ve aju­dar a ali­vi­ar a fo­me no Su­dão do Sul. A Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das pa­ra Agri­cul­tu­ra e Ali­men­ta­ção, FAO, que re­ce­beu a quan­tia, in­for­mou que o di­nhei­ro foi uti­li­za­do pa­ra com­pra de kits pa­ra cul­ti­vo de legumes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.