Tur­quia acu­sa EUA de aju­dar re­bel­des

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O pri­mei­ro-mi­nis­tro da Tur­quia, Bi­na­li Yil­di­rim, acu­sou on­tem os Es­ta­dos Uni­dos de te­rem aju­da­do com­ba­ten­tes do gru­po Es­ta­do Is­lâ­mi­co a fu­gir da ci­da­de sí­ria de Raqqa, con­quis­ta­da no úl­ti­mo mês de Ou­tu­bro pe­las For­ças da Sí­ria De­mo­crá­ti­ca (FSD), uma mi­lí­cia apoi­a­da por Washing­ton.

“Su­pu­nha-se que a co­li­ga­ção dos EUA com as YPG (mi­lí­cia cur­da que li­de­ra as FSD) ti­nha de lim­par Raqqa do Es­ta­do Is­lâ­mi­co, mas olhem o que acon­te­ceu. Ao in­vés de lim­par a ci­da­de, aju­dam o Es­ta­do Is­lâ­mi­co a fu­gir com as su­as ar­mas”, acu­sou Yil­di­rim, num dis­cur­so trans­mi­ti­do pe­la emis­so­ra CNNTürk.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro tur­co fez re­fe­rên­cia a uma re­por­ta­gem da emis­so­ra bri­tâ­ni­ca BBC que in­for­mou so­bre um su­pos­to acor­do en­tre a FSD e a co­li­ga­ção li­de­ra­da pe­los EUA pa­ra eva­cu­ar os úl­ti­mos com­ba­ten­tes do Es­ta­do Is­lâ­mi­co de Raqqa. “Ago­ra va­mos ver os re­sul­ta­dos. Os mem­bros li­ber­ta­dos do Es­ta­do Is­lâ­mi­co vão pro­vo­car a mor­te de pes­so­as ino­cen­tes em to­dos os can­tos do mun­do, in­cluin­do Tur­quia, Eu­ro­pa e EUA”, co­men­tou o po­lí­ti­co tur­co.

“Ad­ver­ti­mos os Es­ta­dos Uni­dos que lu­tar con­tra um gru­po ter­ro­ris­ta jun­ta­men­te com ou­tra or­ga­ni­za­ção ter­ro­ris­ta (YPG) não é al­go que os Es­ta­dos de­vam fa­zer”, acres­cen­tou.

DELIL SOULEIMAN | AFP Ofen­si­va em Raqqa foi cri­ti­ca­da por An­ca­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.