Te­a­tro do Ca­zen­ga re­tra­ta­do em fil­me

Jornal de Angola - - CULTURA - Ro­que Sil­va

O mo­vi­men­to te­a­tral dos úl­ti­mos dois anos no Ca­zen­ga é re­tra­ta­do no do­cu­men­tá­rio “Um olhar ao te­a­tro do Ca­zen­ga” que é exi­bi­do, ama­nhã, às 21h00, pe­la pri­mei­ra vez, no país, no pro­gra­ma “Ci­ne Nos­so”, da TV Zim­bo.

O fil­me de 56 mi­nu­tos é o re­sul­ta­do de ví­de­os e ima­gens de es­pec­tá­cu­los e en­sai­os de com­pa­nhi­as de te­a­tro e en­tre­vis­tas a 20 in­di­vi­du­a­li­da­des li­ga­dos a dra­ma­tur­gia cap­ta­dos há dois anos.

As en­tre­vis­tas da lon­ga­me­tra­gem tra­zem tes­te­mu­nhos dos di­rec­to­res ar­tís­ti­cos e ar­tis­tas de cin­co gru­pos de te­a­tro do Ca­zen­ga, so­bre o seu tra­ba­lho, di­fi­cul­da­des e so­nhos e opi­niões de pro­fes­so­res de ac­to­res, pro­fis­si­o­nais, an­ti­gos fa­ze­do­res e jor­na­lis­tas so­bre o pro­du­to fi­nal apre­sen­ta­do pe­los gru­pos do Ca­zen­ga, em vá­ri­as sa­las de es­pec­tá­cu­lo de Lu­an­da.

A pro­du­ção cap­tou de­poi­men­tos de pes­so­as co­mo Be­to Cas­sua, di­rec­tor da Cul­tu­ra no mu­ni­cí­pio do Ca­zen­ga, Si­dó­nio Mas­so­xi “Mas­so­xi Ar­tes”, pro­fes­so­res no Cen­tro de Es­co­las de Ar­te (CEARTE), de Vic­tó­ria Soares “To­to­nha”, an­ti­ga ac­triz, e dos di­rec­to­res ar­tís­ti­cos Tony Fram­pé­nio (Enig­ma Te­a­tro) e Flá­vio Fer­rão (Henrique Ar­tes).

O pro­du­tor e re­a­li­za­dor re­ve­lou que o fil­me per­mi­te apre­sen­tar, nas vo­zes de ex­pe­ri­men­ta­dos na ma­té­ria, uma abor­da­gem so­bre as ti­po­lo­gi­as e cor­ren­tes te­a­trais pra­ti­ca­das na­que­le que foi nos úl­ti­mos anos úl­ti­mos anos o mu­ni­cí­pio mais po­pu­lo­so da Pro­vín­cia de Lu­an­da.

A ideia da sua pro­du­ção foi cri­ar um ar­qui­vo do­cu­men­tal, mas no for­ma­to di­gi­tal, so­bre de par­te da história do te­a­tro pra­ti­ca­do no mu­ni­cí­pio do Ca­zen­ga, se­guin­do as­sim as pe­ga­das de José Me­na Abran­tes e Afri­ca­no Kan­gom­be, re­fe­riu De­a­ze­ve­do Bo­che­cha que edi­tou o fil­me com Ano­va­o­nu­el Adi.

“Es­te é o meu con­tri­bu­to do­cu­men­tal em áudio vi­su­al que pre­ten­de mos­trar uma par­te de um mo­vi­men­to ar­tís­ti­co que de­ve ser ti­do em con­ta, de­vi­do o que re­pre­sen­ta num dos mu­ni­cí­pi­os que mais pro­duz te­a­tro em Lu­an­da. É al­go cu­ja ins­pi­ra­ção fui bus­car do tra­ba­lho de pes­qui­sa e ar­qui­vo de­sen­vol­vi­do há anos por José Me­na Abran­tes”.

JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ac­triz To­to­nha é uma das fi­gu­ras que deu o seu de­poi­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.