Mu­lhe­res pro­tes­tam con­tra lei do abor­to

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Cen­te­nas de mu­lhe­res fo­ram às ru­as na se­gun­da­fei­ra, no Rio de Ja­nei­ro, Bra­sil, pa­ra pro­tes­tar con­tra o po­lé­mi­co pro­jec­to de emen­da cons­ti­tu­ci­o­nal 181 (PEC 181), apro­va­do na se­ma­na pas­sa­da por uma co­mis­são mis­ta da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, que pre­ten­de proi­bir o abor­to mes­mo nos ca­sos pre­vis­tos, co­mo por exem­plo o de es­tu­pro.

As ma­ni­fes­tan­tes mar­cha­ram pe­las ru­as do cen­tro do Rio de Ja­nei­ro, al­gu­mas das quais car­re­gan­do be­bés, con­vo­ca­das por or­ga­ni­za­ções pró-abor­to.

No pro­tes­to, vi­am-se car­ta­zes on­de se po­dia ver a fra­se “To­das con­tra 18”, em re­fe­rên­cia aos 18 vo­tos con­tra um, que le­va­ram a co­mis­são mis­ta da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos a apro­var na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra a PEC 181, com o vo­to con­trá­rio da úni­ca mu­lher pre­sen­te na ses­são.

“É inad­mis­sí­vel que um gru­po de ho­mens de­ci­da so­bre o cor­po das mu­lhe­res. É um re­tro­ces­so, em to­do o sen­ti­do da pa­la­vra”, dis­se Flo­ra Ro­sa, es­tu­dan­te de 18 anos de ida­de, que pro­tes­ta­va ao la­do dos seus ami­gos.

O pro­jec­to de lei, cu­jo ob­jec­ti­vo ini­ci­al é o de alar­gar a li­cen­ça de ma­ter­ni­da­de das mães de be­bés pre­ma­tu­ros, é con­si­de­ra­do um “ca­va­lo de Tróia” pe­las mi­li­tan­tes fe­mi­nis­tas do país por­que o tex­to in­di­ca que o di­rei­to à vi­da é “in­vi­o­lá­vel des­de a con­cep­ção.”

DR

Abor­tos são cau­sa­do­res de trau­mas pa­ra as mu­lhe­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.