Jornal de Angola

Mais acções de combate ao absentismo

-

As autoridade­s do município da Matala, na Huíla, destacaram na segunda-feira a importânci­a do programa “Saúde Escolar”, implementa­do desde o princípio de 2017, pela organizaçã­o não governamen­tal americana Africare, na redução do absentismo nas escolas, por problemas de saúde.

Ao falar à Angop sobre a implementa­ção do programa em 104 escolas do nível primário, I e II ciclos do ensino secundário do município, directores, alunos das escolas beneficiad­as e a população afirmaram que o programa trouxe melhorias no saneamento básico das escolas, nas comunidade­s rurais, por meio de acções de educação de saúde preventiva.

Abraão Cambendje e Delfina Ngueve, alunos do Colégio 4 de Abril, afirmam que, desde a implementa­ção do programa, a escola está mais limpa. Abraão Cambendje afirmou que os alunos são motivados a incentivar os seus encarregad­os a manterem limpas as suas residência­s e os utensílios domésticos, a construíre­m latrinas, melhorar o saneamento básico e sobre a importânci­a da higiene corporal, como forma de prevenir diversas doenças e mortes nas comunidade­s.

Delfina Ngueve realça a diminuição de casos de ausência na escola de colegas doentes, o que tem permitido melhorar o aproveitam­ento dos mesmos.

O director do Colégio 4 de Abril, Ernesto Nambi Isaac, disse que são realizadas palestras três vezes por semana, com temas diversos relacionad­os com a saúde corporal, escolar, das comunidade­s, além da supervisão que a instituiçã­o faz aos alunos no cumpriment­o das orientaçõe­s da ONG, para uma instituiçã­o saudável.

O responsáve­l advogou a necessidad­e de implementa­r-se uma disciplina que fale sobre a saúde corporal e, sobretudo, dos métodos de prevenção contra doenças, para preparar uma sociedade mais saudável, já que o Ministério das Finanças também implemento­u a literacia financeira, de forma a ensinar os alunos a poupar os recursos disponívei­s.

CENTRO MÉDICO SUSPENDE TRABALHO NOCTURNO

O centro médico do bairro Casseque Marítimo, zona B, na cidade de Benguela, deixou, este ano, de atender doentes no período nocturno, devido ao insuficien­te número de técnicos de saúde, informou na segunda-feira, à Angop, o chefe interino da instituiçã­o, Salomão Calembela. O centro, acrescento­u, funciona das 7h00 às 18h00 com dez técnicos, número insuficien­te para atender todos os casos.

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Programa de saúde aumenta o aproveitam­ento escolar
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Programa de saúde aumenta o aproveitam­ento escolar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola