Jornal de Angola

Diamante é vendido a 6,5 milhões

-

O chamado “diamante da paz” foi colocado à venda pelo Governo de Serra Leoa e comprado segundafei­ra por 6,53 milhões de dólares, numa transacção que teve como objectivo pôr fim à era dos famosos “diamantes de sangue.”

O comprador é o joalheiro britânico Laurence Graff, informou numa entrevista colectiva em Nova Iorque, Martin Rapaport, presidente do Rapaport Group, que organizou a venda e compromete­use a não obter comissão.

A pedra de 709 quilates, encontrada em Março, é a maior descoberta na Serra Leoa em meio século e está entre o 10º e o 15º maior diamante já encontrado no mundo, disseram especialis­tas. O diamante foi encontrado por uma companhia dirigida pelo pastor evangélico Momoh, que o entregou ao Governo na esperança de poder organizar a sua venda para obter mais lucros e financiar um potencial desenvolvi­mento da Serra Leoa.

O preço da venda foi inferior aos 7,1 milhões de dólares proposto num primeiro leilão, em Abril, na Serra Leoa. A operação foi cancelada pelo Governo, que achou o valor insuficien­te. A mineração ilegal e a venda dos chamados diamantes de sangue foram as maiores fontes de conflito em muitos países da África, incluindo a Serra Leoa, lembrou o Presidente Ernest Bai Koroma no leilão.

Em Setembro último, o maior diamante bruto do mundo, de 1.109 quilates, foi vendido pela canadiana Lucara Diamond para a empresa Graff Diamonds por 53 milhões de dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola