Áfri­ca vai re­pa­tri­ar imigrantes da Lí­bia

Jornal de Angola - - MUNDO -

A União Afri­ca­na e os Es­ta­dos mem­bros que a in­te­gram vão as­se­gu­rar o re­pa­tri­a­men­to, até ao fi­nal do ano, de mais de 15.000 imigrantes re­ti­dos na Lí­bia, na sequên­cia da de­nún­cia de mer­ca­dos lí­bi­os de es­cra­va­tu­ra, anun­ci­ou on­tem o vi­ce­pre­si­den­te da or­ga­ni­za­ção con­ti­nen­tal.

O re­pa­tri­a­men­to dos mi­gran­tes, com a União Afri­ca­na a ga­ran­tir a do­cu­men­ta­ção e fa­ci­li­da­des na vi­a­gem, vai re­a­li­zar-se em co­o­pe­ra­ção com a Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal pa­ra as Mi­gra­ções (OIM), re­ve­lou Kwe­si Qu­ar­tey na sua con­ta na re­de so­ci­al Twitter, sem es­pe­ci­fi­car quais os paí­ses de des­ti­no.

En­tre 400 e 700 mil imigrantes afri­ca­nos per­ma­ne­cem em de­ze­nas de acam­pa­men­tos na Lí­bia, a mai­o­ria em con­di­ções de­su­ma­nas, dis­se na se­ma­na pas­sa­da, na ci­mei­ra de lí­de­res eu­ro­peus e afri­ca­nos, o pre­si­den­te da co­mis­são da União Afri­ca­na, Mous­sa Fa­ki Maha­mat.

De acor­do com a OIM, mais de 423 mil mi­gran­tes es­tão iden­ti­fi­ca­dos na Lí­bia, a mai­o­ria de na­ções da Áfri­ca sub­sa­a­ri­a­na. Na se­ma­na pas­sa­da, os lí­de­res afri­ca­nos e eu­ro­peus ela­bo­ra­ram um pla­no de eva­cu­a­ção de emer­gên­cia pa­ra os imigrantes, con­cor­dan­do em trans­por­tar 3.800 re­ti­dos, pe­lo me­nos, em mais de 40 cen­tros na Lí­bia. Mar­ro­cos, Fran­ça e Ale­ma­nha dis­po­ni­bi­li­zam as trans­por­ta­do­ras aé­re­as.

MAHMUD TURKIA |AFP União Afri­ca­na apoia re­pa­tri­a­men­to de mi­gran­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.