Em­pre­sas is­ra­e­li­tas in­te­res­sa­das em fi­nan­ci­ar

Jornal de Angola - - ECONOMIA - Do­min­gos Mu­ku­ta

Em­pre­sá­ri­os de Is­ra­el pro­jec­tam in­ves­ti­men­tos na agri­cul­tu­ra, água e ener­gia so­lar em An­go­la, anun­ci­ou ter­ça-fei­ra o em­bai­xa­dor do país do Mé­dio Ori­en­te em An­go­la, Oren Ro­zen­blat , no fim de uma des­lo­ca­ção ao Lu­ban­go, on­de vi­si­tou em­pre­en­di­men­tos li­ga­dos a es­ses sec­to­res.

O di­plo­ma­ta acres­cen­tou que a Em­bai­xa­da is­ra­e­li­ta vai di­na­mi­zar as re­la­ções de co­o­pe­ra­ção que in­clu­am o es­ta­be­le­ci­men­to de par­ce­ri­as en­tre em­pre­sas dos dois paí­ses, so­bre­tu­do da pro­vín­cia da Huí­la.

Lem­brou que o Go­ver­no de Is­ra­el dis­po­ni­bi­li­zou, des­de 2014, mais de 250 mi­lhões de dó­la­res (41,6 mil mi­lhões de kwan­zas) pa­ra pro­jec­tos nos sec­to­res da agri­cul­tu­ra e água e que o apoio a pro­jec­tos eco­nó­mi­cos e so­ci­ais em An­go­la po­de ser in­cre­men­ta­do sem­pre que as au­to­ri­da­des an­go­la­nas ma­ni­fes­ta­rem in­te­res­se.

“Que­re­mos ex­plo­rar áre­as de co­o­pe­ra­ção as­su­mi­das pe­los go­ver­nos de Is­ra­el e An­go­la, es­ten­den­do os ní­veis de co­o­pe­ra­ção pa­ra a pro­vín­cia da Huí­la, es­pe­ci­al­men­te”, sus­ten­tou, acres­cen­tan­do que “há ain­da mui­tos ou­tros sec­to­res eco­nó­mi­cos que po­dem ser ex­plo­ra­dos”.

O em­bai­xa­dor con­si­de­rou que as re­la­ções de co­o­pe­ra­ção e de ami­za­de en­tre An­go­la e Is­ra­el são “ex­ce­len­tes e di­nâ­mi­cas” e po­dem ser alar­ga­das, me­di­an­te diá­lo­go per­ma­nen­te en­tre os go­ver­nos dos dois Es­ta­dos.

“So­mos paí­ses ami­gos. As nos­sas re­la­ções de co­o­pe­ra­ção são óp­ti­mas. Por es­sa ra­zão, que­re­mos alar­gar a co­o­pe­ra­ção pa­ra ou­tros sec­to­res da eco­no­mia de An­go­la”, dis­se.

Con­si­de­rou que a es­ta­bi­li­da­de eco­nó­mi­ca de Is­ra­el fa­vo­re­ce a dis­po­ni­bi­li­za­ção de mais fun­dos, ca­pa­zes de im­pul­si­o­nar a eco­no­mia angolana a sair da cri­se e ge­rar mais em­pre­gos.

“O nos­so país vi­ve uma si­tu­a­ção eco­nó­mi­ca e fi­nan­cei­ra es­tá­vel. A eco­no­mia con­ti­nua a ge­rar em­pre­gos e os in­ves­ti­men­tos con­ti­nu­am em al­ta”, de­cla­rou o em­bai­xa­dor.

JAIMAGENS/FO­TÓ­GRA­FO Em­bai­xa­dor de Is­ra­rel e a vi­ce-go­ver­na­do­ra da Huí­la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.