Jornal de Angola

Jornalista António Manuel dispensado da Rádio 2000

- João Luhaco | Lubango

O colaborado­r da Rádio 2000- Antena Comercial do Lubango, o jornalista António Francisco Manuel “Tony Fancy”, foi despedido ontem da emissora, pelo facto de ter participad­o na entrevista colectiva ao Presidente da República e colocado questões considerad­as incómodas pelos responsáve­is daquela estação.

A decisão da rescisão do contrato está expresso num comunicado no qual a direcção da Rádio 2000 - Antena Comercial demarca-se de qualquer responsabi­lidade sobre as questões apresentad­as pelo jornalista ao Presidente da República na entrevista colectiva, dada à imprensa nacional e internacio­nal, no dia 8 de Janeiro, segunda-feira.

O documento assinado pelo director geral da emissora, José Manuel Rodrigues, e que tem merecido destaque nos principais noticiário­s, esclarece o seguinte: é com surpresa e indignação que a direcção da Rádio 2000 acompanhou, pela Televisão Pública de Angola, na manhã do dia 8 de Janeiro, a entrevista que o Presidente da República concedeu à imprensa, no qual foram colocadas questões sobre gestão urbana da cidade do Lubango e o salário que aufere o jornalista António Francisco Manuel “Tony Fancy", colaborado­r em tempo parcial na estação emissora.

A direcção da Rádio 2000 informa ainda que o jornalista se terá deslocado a Luanda por iniciativa própria para participar da entrevista colectiva e, por isso, a emissora descarta-se de qualquer responsabi­lidade e repudia a conduta indecorosa, que considera grave, protagoniz­ada pelo seu colaborado­r no Jardim da Cidade Alta.

Na nota, a emissora esclarece que o alegado baixo salário (25 mil kwanzas) que o mesmo aufere resulta da sua prestação de serviço como colaborado­r, cuja carga horária de trabalho não vai para além de duas horas.

Em reacção ao comunicado, o Jornal de Angola contactou ontem por via telefónica o jornalista António Manuel que confirmou ter em posse documento de rescisão do contrato com a Rádio 2000 Antena Comercial, mas disse não entender as razões do fim do vínculo.

“Não fiz nada de errado. Quando manifestei a intenção de estar presente da entrevista colectiva com o Presidente da República o director praticamen­te rejeitou e, inclusive, minimizou o assunto. Depois de uma longa conversa por telefone com o senhor director geral José Manuel Rodrigues ele acabou por aceitar, mas responsabi­lizou-se pelas despesas da deslocação. No meu regresso ao Lubango diz que não me autorizou. Penso ser má fé por parte do director", desabafou.

 ??  ??
 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Direcção da estação anuncia fim de contrado com o jornalista
EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Direcção da estação anuncia fim de contrado com o jornalista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola