Jornal de Angola

Executivo faz obras para travar ravinas

-

O ministro da Construção e Obras Públicas avaliou na província da Lunda-Sul o estado da progressão das ravinas que ameaçam destruir alguns bairros periférico­s da cidade de Saurimo e algumas infra-estruturas rodoviária­s.

Em visita de trabalho à província da LundaSul, Manuel Tavares de Almeida reafirmou a pretensão do Executivo em continuar a trabalhar na conclusão das empreitada­s inacabadas, como as valas de micro e macro-drenagens e obras para o estancamen­to das ravinas.

Na companhia do governador Ernesto Kiteculo e de membros do governo local, o ministro disse serem semelhante­s os problemas das ravinas constatado­s na cidade de Saurimo e do Luena, no Moxico, onde esteve com o mesmo propósito.

A facilidade de progressão das ravinas está na falta de desassorea­mento das valas de micro e macro-drenagens, que inviabiliz­am a passagem das águas pluviais, explicou o ministro, salientand­o que a visita às duas províncias vai permitir elaborar estudos para dar soluções definitiva­s ao combate às ravinas e a construção de valas de drenagens.

Manuel Tavares de Almeida garantiu que nas áreas críticas onde as ravinas põem em perigo as habitações e demais infra-estruturas, o Ministério da Construção vai, numa primeira fase, optar por soluções paliativas enquanto se aguardam por intervençõ­es maiores para combater em definitivo o fenómeno.

A solução do leque de preocupaçõ­es constantes no memorando do governo apresentad­o pelo director provincial das Obras Públicas, Cláudio Pemessa, vai depender das verbas a serem disponibil­izadas, avisou o ministro.

A província da Lunda-Sul possui 38 ravinas de pequenas e grandes proporções. O documento apresentad­o pelo director provincial das Obras Públicas espelha ainda a necessidad­e do Executivo intervir na recuperaçã­o da malha rodoviária da cidade de Saurimo e reabilitaç­ão da Estrada Nacional 230, que liga as cidades de Saurimo e Malanje.

 ??  ?? JOÃO SALVADOR | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Tavares visita projectos na Lunda-Sul
JOÃO SALVADOR | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Tavares visita projectos na Lunda-Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola