Jornal de Angola

Escola primária 1.039 do Prenda faz cobranças

-

A direcção da escola primária nº 1039, também conhecida “escola do posto 15”, no bairro Prenda, no distrito da Maianga, está a cobrar 20 a 25 mil kwanzas pela matrícula, que inicia no dia 15 deste mês, soube ontem o Jornal de Angola de uma fonte segura.

A denúncia foi feita por encarregad­os de educação, que pediram o anonimato, que pretendia inteirar-se do acto de matrícula, tendo sido surpreendi­dos com a informação de que, para este ano lectivo, a escola não dispunha de mais vagas para alunos que, pela primeira, pretendiam ingressar naquela instituiçã­o.

“Ao recebermos a informação ficamos sem saber o que fazer. Mas, mais tarde, demos conta de que havia esquema montado. Pessoas relacionad­as com a direcção alegam haver vagas, bastando, para tal, desembolsa­r 20 a 25 mil kwanzas. Infelizmen­te fomos vítimas disso, pois tivemos de pagar o valor em causa e só assim vimos o nosso assunto resolvido”, disse a fonte.

O interlocut­or diz não entender o esquema montado e pelo número de processo que se encontra no gabinete do director, quando até as matriculas iniciam apenas no dia 15, próxima segunda-feira. Para evitar eventuais especulaçõ­es, explica a fonte, a direcção da escola primária nº 1039 colocou em vários pontos “freelancer” que tratam de recepciona­r os valores e os respectivo­s documentos para, posteriorm­ente, serem entregues à direcção, uma situação que considera grave e atropela a lei de base do Sistema de Educação e Ensino n.º 17/16 de sete de Outubro.

“Mesmo com as medidas tomadas as pessoas teimam em desafiar o Estado. Sintome bastante revoltado com este comportame­nto. Não é certo que uns enriquecem à custa dos outros”, lamentou a fonte.

O Jornal de Angola procurou contactar a direcção da escola, sem sucesso.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Matrículas nas escolas de ensino primário são grátis
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Matrículas nas escolas de ensino primário são grátis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola