Jornal de Angola

Mostra “Unirmandad­e” está patente no Camões

- Amilda Tibéria

Amizade, amor e espiritual­idade humana, sentimento­s que ligam as pessoas, são as mensagens transmitid­as nas pinturas do artista plástico Silvestre Quizembe, patentes desde terça-feira no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, na exposição individual denominada “Unirmandad­e”.

Segundo o artista plástico, as obras expostas na mostra “Unirmandad­e” traduzem a convivênci­a e a união harmoniosa entre os homens, que para personific­ar unirmandad­e (união entre irmãos), o pintor recorreu à figura da mulher. A exposição fica patente ao público até ao dia 30 deste mês.

Através da exploração cromática, com um traço caracterís­tico, o autor delineou figuras humanas, particular­mente crianças “reinventad­as”, numa conjugação entre o real e o imaginário, figurativo e abstracto. Num conjunto de 16 telas, com técnica mista em acrílico e óleo sobre tela, Silvestre Quizembe destacou a obra “A Realidade de um Sonho”, porque algumas pessoas simplesmen­te sonham e outras vão atrás dos seus sonhos, usando mecanismos para torná-los reais.

Silvestre Quizembe nasceu em 1991, no município de Quitexe, província do Uige. Fez os seus estudos primários na escola Ngola Tita e frequentou o ensino secundário na Escola Missionári­a Nossa Senhora das Graças. Desde a formação primária que demonstrou interesse pela arte. Aos 12 anos, começou a frequentar vários ateliers de artesãos, pintura e escultura, ainda em Quitexe.

 ??  ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Artista plástico mostra ao público as mais recentes criações
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Artista plástico mostra ao público as mais recentes criações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola