PO­LÍ­TI­CA IN­FAN­TIL

Jornal de Angola - - PARTADA -

Etió­pia proí­be adop­ção de me­no­res por es­tran­gei­ros

O Par­la­men­to da Etió­pia apro­vou uma lei que proí­be a adop­ção in­ter­na­ci­o­nal, dei­xan­do ago­ra ao Go­ver­no a ta­re­fa de re­sol­ver as que es­tão em cur­so, dis­se on­tem à agência de no­tí­ci­as EFE fon­te ofi­ci­al do exe­cu­ti­vo etío­pe.

“Ago­ra que apro­vá­mos a lei que proí­be a es­tran­gei­ros adop­tar cri­an­ças etío­pes, fal­ta tra­tar da re­gu­la­ção e das di­rec­ti­vas pa­ra de­fi­nir o que se pas­sa­rá com os ca­sos que es­tão em cur­so", ex­pli­cou o di­rec­tor das Re­la­ções Pú­bli­cas do Mi­nis­té­rio da Mu­lher e da In­fân­cia, Ale­mayehu Mam­mo, ad­mi­tin­do que es­tas re­gras es­tão ain­da “pou­co cla­ras”. Ape­sar de não exis­ti­rem da­dos ofi­ci­ais so­bre o nú­me­ro de adop­ções in­ter­na­ci­o­nais no país, os ca­sos anu­ais pas­sa­ram de mi­lha­res pa­ra 400 em 2017, in­di­cou Mam­mo. A no­va po­lí­ti­ca na­ci­o­nal in­fan­til da Etió­pia diz que ór­fãos de­vem cres­cer na sua ter­ra na­tal, hon­ran­do as­sim as su­as tra­di­ções e cul­tu­ra. As adop­ções de cri­an­ças etío­pes por ci­da­dãos es­tran­gei­ros es­ta­vam sus­pen­sas des­de Abril de 2017, fa­ce a in­for­ma­ções de ca­sos de abu­sos de pais adop­ti­vos, ten­do o Par­la­men­to em Ad­dis Abe­ba apro­va­do na ter­ça­fei­ra a proi­bi­ção de­fi­ni­ti­va.

Um dos ca­sos de abu­sos ci­ta­do pe­la EFE dá con­ta de um ca­sal nor­te-ame­ri­ca­no que foi con­de­na­do a 37 anos de pri­são (a mu­lher) e a 28 (o ma­ri­do) por te­rem dei­xa­do a cri­an­ça adop­ta­da na Etió­pia em 2008 mor­rer de fo­me e de frio. A Etió­pia, sa­li­en­ta a EFE, é um dos paí­ses afri­ca­nos pre­fe­ri­dos por fa­mí­li­as nor­te-ame­ri­ca­nas pa­ra adop­tar cri­an­ças, sen­do um dos ca­sos mais co­nhe­ci­dos o da ac­triz An­ge­li­na Jo­lie.

Mam­mo ex­pli­cou que as ra­zões pe­las quais a lei foi apro­va­da no Par­la­men­to pas­sam pe­la in­ten­ção de “pre­ve­nir os abu­sos e as cri­ses de iden­ti­da­de” que aca­bam por so­frer mui­tas das cri­an­ças adop­ta­das. Se­gun­do Mam­mo, as au­to­ri­da­des não dis­pu­nham de me­ca­nis­mos pa­ra iden­ti­fi­car os an­te­ce­den­tes e a per­so­na­li­da­de das fa­mí­li­as adop­ti­vas , pa­ra po­der acom­pa­nhar as cri­an­ças nos paí­ses de aco­lhi­men­to.

ABUBEKER | AFP Cri­an­ças etío­pes es­tão mais pro­te­gi­das con­tra adop­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.