Anun­ci­a­do ca­len­dá­rio pa­ra as elei­ções ge­rais

Jornal de Angola - - MUNDO -

As pró­xi­mas elei­ções pre­si­den­ci­ais e le­gis­la­ti­vas na Ni­gé­ria vão de­cor­rer a 16 de Fe­ve­rei­ro de 2019, anun­ci­ou a Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral In­de­pen­den­te (INEC).

O pre­si­den­te da INEC, Maha­mo­od Ya­ku­bu, que re­ve­lou o ca­len­dá­rio das elei­ções ge­rais, mar­can­do as­sim ofi­ci­al­men­te o ar­ran­que das ac­ti­vi­da­des po­lí­ti­cas, de­cla­rou à im­pren­sa em Abu­ja que as elei­ções dos go­ver­na­do­res e das as­sem­blei­as es­ta­du­ais vão de­cor­rer a 2 de Mar­ço de 2019.

As pri­má­ri­as pa­ra as pre­si­den­ci­ais e le­gis­la­ti­vas de­vem ini­ci­ar-se a 18 de Agos­to des­te ano, e se­rão se­gui­das de cam­pa­nhas ofi­ci­ais a par­tir de 18 de No­vem­bro. As cam­pa­nhas pa­ra as elei­ções dos go­ver­na­do­res e das as­sem­blei­as es­ta­du­ais de­vem ar­ran­car a 1 de De­zem­bro de 2018.

Se­gun­do Ya­ku­bu, quan­do os par­ti­dos po­lí­ti­cos e os can­di­da­tos lan­ça­rem a cam­pa­nha pa­ra as elei­ções, to­do o mun­do de­ve­rá evi­tar a vi­o­lên­cia e con­du­zir as su­as ac­ti­vi­da­des po­lí­ti­cas e de ca­ça ao vo­to de for­ma lim­pa.

Pa­ra ele, as elei­ções ge­rais são um mo­men­to de­ci­si­vo na his­tó­ria da democracia na Ni­gé­ria e a Co­mis­são não pre­ten­de fu­gir à re­gra e fa­rá tu­do pa­ra me­lho­rar a or­ga­ni­za­ção das elei­ções.

“Con­tra­ri­a­men­te à prá­ti­ca pas­sa­da de anun­ci­ar as da­tas na apro­xi­ma­ção das elei­ções, a Co­mis­são de­ci­diu des­ta vez que as nos­sas elei­ções pre­si­den­ci­ais e da As­sem­bleia Na­ci­o­nal vão de­cor­rer no ter­cei­ro sá­ba­do do mês de Fe­ve­rei­ro de ca­da ano elei­to­ral.

“Por seu tur­no, as elei­ções dos go­ver­na­do­res e das as­sem­blei­as es­ta­du­ais de­cor­rem du­as se­ma­nas mais tar­de, ao pas­so que a Co­mis­são es­co­lheu o sá­ba­do, 16 de Fe­ve­rei­ro de 2019, co­mo da­ta das elei­ções pre­si­den­ci­ais e le­gis­la­ti­vas e o sá­ba­do, 2 de Mar­ço de 2019, pa­ra as elei­ções dos go­ver­na­do­res e das as­sem­blei­as es­ta­du­ais”, re­fe­riu.

Ya­ku­bu ex­pli­cou a de­ci­são da Co­mis­são de fi­xar as da­tas das elei­ções pe­la von­ta­de de con­fe­rir se­re­ni­da­de ao ca­len­dá­rio elei­to­ral e per­mi­tir a to­dos os ac­to­res pre­pa­rar con­ve­ni­en­te­men­te o plei­to.

AFP Ni­ge­ri­a­nos es­co­lhem no­vo pre­si­den­te e de­pu­ta­dos em 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.