ONU com­pro­me­ti­da com a paz na RDC

Jornal de Angola - - MUNDO -

A Mis­são das Na­ções Uni­das pa­ra a Es­ta­bi­li­za­ção na RD Con­go (MONUSCO) e o con­jun­to do sistema das Na­ções Uni­das pro­me­tem con­ti­nu­ar a exer­cer o seu man­da­to em to­dos os do­mí­ni­os de ac­ção pa­ra a paz, o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, os di­rei­tos hu­ma­nos e aju­da hu­ma­ni­tá­ria, de­cla­rou quar­ta-fei­ra a sua por­ta-voz, Flo­ren­ce Mar­chal.

“Con­ti­nu­a­re­mos a pro­te­ger as po­pu­la­ções ci­vis e sal­var vi­das. Con­ti­nu­a­re­mos a apoi­ar a apli­ca­ção in­te­gral do Acor­do de 31 de De­zem­bro de 2016 que, a nos­so ver, con­ti­nua a ser a úni­ca via pos­sí­vel pa­ra aju­dar a RDC a sair do im­pas­se po­lí­ti­co no qual se en­con­tra ac­tu­al­men­te”, afir­mou Flo­ren­ce Mar­chal. A fun­ci­o­ná­ria da ONU acres­cen­tou que a apli­ca­ção des­te acor­do pas­sa pe­la or­ga­ni­za­ção das elei­ções e pe­la apli­ca­ção das me­di­das de de­sa­nu­vi­a­men­to, co­mo o res­pei­to pe­la li­ber­da­de de ex­pres­são e de se ma­ni­fes­tar pa­ci­fi­ca­men­te.

A por­ta-voz da MONUSCO rei­te­rou a von­ta­de da sua ins­ti­tui­ção de apoi­ar as ope­ra­ções lo­gís­ti­cas li­ga­das à or­ga­ni­za­ção das elei­ções com par­cei­ros in­ter­na­ci­o­nais e na­ci­o­nais, em con­for­mi­da­de com a re­so­lu­ção 2348 das Na­ções Uni­das. Mar­chal, que apre­sen­ta­va vo­tos de Ano No­vo da MONUSCO, em no­me do re­pre­sen­tan­te es­pe­ci­al do Se­cre­tá­rio-Ge­ral da ONU e de to­do pes­so­al das Na­ções Uni­das, as­si­na­lou igual­men­te que es­te ano se­rá mar­ca­do por uma mu­dan­ça na li­de­ran­ça des­ta en­ti­da­de na RD Con­go. Lei­la Zer­rou­gui subs­ti­tui Ma­man Si­di­kou à fren­te da MONUSCO, cu­jo man­da­to ter­mi­na a 31 de Janeiro cor­ren­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.