Mais apoi­os ao sec­tor da Saú­de

Jornal de Angola - - REGIÕES - Ma­xi­mi­a­no Fi­li­pe

A Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Saú­de de Ben­gue­la in­ten­si­fi­cou as me­di­das de com­ba­te à ma­lá­ria no mu­ni­cí­pio da Gan­da nos úl­ti­mos três me­ses, on­de as pes­so­as da fa­cha etá­ria dos ze­ro aos 15 anos de ida­de, mu­lhe­res grá­vi­das são as mais afec­ta­das.

Se­gun­do o che­fe da re­par­ti­ção da Saú­de da Gan­da, Al­ba­no Weia, cer­ca de 15 a 25 pa­ci­en­tes são aten­di­dos por dia nas uni­da­des sa­ni­tá­ria das co­mu­nas, e no hos­pi­tal cen­tral do mu­ni­cí­pio.

“A pro­li­fe­ra­ção da ma­lá­ria no mu­ni­cí­pio da Ga­na re­sul­ta da fal­ta de ob­ser­va­ção, por par­te da mai­o­ria da po­pu­la­ção, dos mé­to­dos de pre­ven­ção con­tra a do­en­ça”, dis­se Al­ba­no Weia.

Al­ba­no Weia dis­se ain­da que a po­pu­la­ção da Gan­da não tem a cul­tu­ra de fa­zer con­sul­tas de ro­ti­na, “e co­mo se não bas­tas­se a mai­o­ria usa in­cor­rec­ta­men­te os mos­qui­tei­ros, vi­ve em áre­as cir­cun­da­das por bas­tan­te ca­pim , li­xo e char­cos de água, pe­lo que se de­ve in­ten­si­fi­car as cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção so­bre os mé­to­dos de pre­ven­ção da do­en­ça” .

An­te ao es­ta­do alar­man­te da do­en­ça na lo­ca­li­da­de, a Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Saú­de re­a­li­zou quar­ta - fei­ra um en­con­tro com téc­ni­cos trei­na­dos pa­ra o pro­gra­ma de com­ba­te à ma­lá­ria na Gan­da, com vis­ta ao re­for­ço da es­tra­té­gia de pre­ven­ção des­ta do­en­ça que as­so­la um nú­me­ro sig­ni­fi­ca­ti­vo de po­pu­la­res nas co­mu­ni­da­des do do mu­ni­cí­pio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.