Pre­vis­ta ex­por­ta­ção de fa­ri­nha de pei­xe

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A com­pa­nhia Pes­ca Fres­ca, da Baia Far­ta, pre­vê ex­por­tar, em Fe­ve­rei­ro, 120 mil to­ne­la­das de fa­ri­nha de pei­xe pa­ra a Na­mí­bia, que pas­sa a ser o quar­to mer­ca­do ex­ter­no da “joint-ven­tu­re” cons­ti­tuí­da em 2011 por ca­pi­tais an­go­la­nos, na­mi­bi­a­nos, su­la­fri­ca­nos e da Co­reia do Sul.

Nu­ma vi­si­ta re­a­li­za­da pe­lo go­ver­na­dor de Ben­gue­la, Rui Fal­cão, o res­pon­sá­vel da em­pre­sa re­ve­lou que, em No­vem­bro, a Pes­ca Fres­ca ex­por­tou 500 mil li­tros de óleo de pei­xe pa­ra Chi­na, Áfri­ca do Sul e Co­reia do Sul.

A ex­por­ta­ção da fa­ri­nha de pei­xe, apon­tou Fran­cis­co Ga­bri­el, co­me­çou em 2012, do que re­sul­ta­ram as ope­ra­ções com o óleo, com a com­pa­nhia a ar­ma­ze­nar 1.425 to­ne­la­das e a con­cluir, até Mar­ço, a ins­ta­la­ção de uma se­gun­da re­fi­na­ria de óleo.

Fran­cis­co Ga­bri­el res­sal­tou que o fun­ci­o­na­men­to das uni­da­des con­ta com o apoio do Go­ver­no em ter­mos de sub­ven­ção aos pre­ços dos com­bus­tí­veis, vi­san­do o au­men­to da pro­du­ção e pro­mo­ção das ex­por­ta­ções da fa­ri­nha e óleo de pei­xe.

Rui Fal­cão con­si­de­rou o sec­tor das pes­cas na pro­vín­cia de Ben­gue­la uma mais­va­lia pa­ra a eco­no­mia.

EDU­AR­DO PE­DRO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Con­sór­cio Pes­ca Fres­ca ex­por­ta fa­ri­nha e óleo de pei­xe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.