Có­le­ra e ma­lá­ria le­vam mi­nis­tra da Saú­de à vi­zi­nha RDC

Jornal de Angola - - PARTADA -

A mi­nis­tra da Saú­de, Síl­via Lutucuta, des­lo­cou-se on­tem à Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), com o ob­jec­ti­vo de de­fi­nir ac­ções de res­pos­tas con­jun­tas pa­ra a pro­tec­ção da po­pu­la­ção dos dois paí­ses de epi­de­mi­as de có­le­ra e de ma­lá­ria.

De acor­do com a Lu­sa, que não adi­an­ta a du­ra­ção da vi­si­ta, a des­lo­ca­ção de Síl­via Lutucuta vi­sa tam­bém o re­for­ço da co­la­bo­ra­ção en­tre as au­to­ri­da­des sa­ni­tá­ri­as dos dois paí­ses e ela­bo­rar um Pla­no de Con­tin­gên­cia Trans­fron­tei­ri­ço, além do re­for­ço da vi­gi­lân­cia nos pos­tos de en­tra­da e da apli­ca­ção do Re­gu­la­men­to Sa­ni­tá­rio In­ter­na­ci­o­nal.

Du­ran­te a sua es­ta­da, a mi­nis­tra da Saú­de tra­ba­lha com o seu ho­mó­lo­go da RDC, Oly Ilun­ga Ka­len­ga, so­bre­tu­do no con­tro­lo da si­tu­a­ção epi­dé­mi­ca da có­le­ra. An­go­la en­fren­ta uma epi­de­mia de có­le­ra, res­tri­ta à pro­vín­cia do Uí­ge, que faz fron­tei­ra com a RDC, que con­ta­bi­li­za, des­de 21 de De­zem­bro de 2017 a 9 des­te mês, 11 óbi­tos de um to­tal de 579 ca­sos con­fir­ma­dos.

Já a Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC) re­gis­ta um to­tal de 55 mil ca­sos, com um sal­do de 1.190 mor­tes por có­le­ra.

Os dois paí­ses par­ti­lham uma ex­ten­sa fron­tei­ra, o que re­pre­sen­ta um fac­tor de ris­co pa­ra as po­pu­la­ções que vi­vem ao lon­go da mes­ma e par­ti­lham há­bi­tos e cos­tu­mes, que in­flu­en­ci­am na si­tu­a­ção sa­ni­tá­ria trans­fron­tei­ri­ça.

Há anos, os dois paí­ses en­fren­ta­ram uma epi­de­mia de Mar­bur­go na re­gião fron­tei­ri­ça co­mum.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mi­nis­tra vai a Kinshasa pa­ra re­for­çar a co­la­bo­ra­ção bi­la­te­ral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.