An­go­la e Hun­gria as­si­nam pro­to­co­lo de en­ten­di­men­to

Mi­nis­tro hún­ga­ro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e do Co­mér­cio é aguar­da­do ho­je em Lu­an­da pa­ra re­lan­çar a co­o­pe­ra­ção

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

An­go­la e a Hun­gria as­si­nam um me­mo­ran­do de en­ten­di­men­to no do­mí­nio da agri­cul­tu­ra, no de­cur­so de uma vi­si­ta de tra­ba­lho de 24 ho­ras que o mi­nis­tro hún­ga­ro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e do Co­mér­cio, Pé­ter Szij­jár­to, efec­tua ho­je a Lu­an­da.

De acor­do com um co­mu­ni­ca­do do Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res ci­ta­do pe­la An­gop, Pé­ter Szij­jár­to de­ve ser re­ce­bi­do em au­di­ên­cia pe­lo Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Bor­ni­to de Sou­sa.

O che­fe da di­plo­ma­cia hún­ga­ra tem agen­da­do igual­men­te um en­con­tro de tra­ba­lho com o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra a Co­o­pe­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal e Co­mu­ni­da­des An­go­la­nas, Do­min­gos Cus­tó­dio Vi­ei­ra Lopes, que, na au­sên­cia de Ma­nu­el Au­gus­to, é o mi­nis­tro em exer­cí­cio. Os dois in­ter­lo­cu­to­res vão ana­li­sar ques­tões de in­te­res­se bi­la­te­ral, mor­men­te nos do­mí­ni­os do en­si­no, ener­gia e águas, bem co­mo no pla­no po­lí­ti­co-di­plo­má­ti­co.

Na sequên­cia do en­con­tro en­tre as du­as en­ti­da­des, é as­si­na­do um me­mo­ran­do de en­ten­di­men­to en­tre o Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais “Ve­nân­cio da Sil­va Mou­ra” e o Ins­ti­tu­to de Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais do Mi­nis­té­rio dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e do Co­mér­cio da Hun­gria.

Du­ran­te a sua es­ta­da em Lu­an­da, o mi­nis­tro hún­ga­ro vai igual­men­te man­ter en­con­tros de tra­ba­lho com o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, com os mi­nis­tros da Ener­gia e Águas, João Bap­tis­ta Bor­ges, do En­si­no Su­pe­ri­or, Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ção, Ma­ria do Ro­sá­rio Sam­bo, bem co­mo com a pre­si­den­te da 3.ª Co­mis­são do Par­la­men­to, Jo­se­fi­na Pi­tra Di­a­ki­té.

No qua­dro do re­for­ço das re­la­ções bi­la­te­rais, An­go­la e Hun­gria as­si­na­ram no ano pas­sa­do um acor­do de co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca, téc­ni­ca e ci­en­tí­fi­ca, na pers­pec­ti­va da cri­a­ção de um qua­dro con­du­cen­te a uma co­la­bo­ra­ção mais abran­gen­te e di­ver­si­fi­ca­da en­tre os dois paí­ses.

O re­fe­ri­do ins­tru­men­to ju­rí­di­co foi ru­bri­ca­do em Bu­da­pes­te, ca­pi­tal da Hun­gria, pe­lo en­tão mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, e pe­lo seu ho­mó­lo­go hún­ga­ro, Pé­ter Szij­jár­to.

As­pec­tos ine­ren­tes ao es­ta­be­le­ci­men­to da co­o­pe­ra­ção par­la­men­tar en­tre An­go­la e a Hun­gria do­mi­nou a au­di­ên­cia que o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, con­ce­deu em Ju­nho do ano pas­sa­do ao em­bai­xa­dor da­que­le país eu­ro­peu, Zsolt Ma­ris. O en­con­tro ver­sou so­bre os pas­sos con­du­cen­tes pa­ra a con­cre­ti­za­ção da in­ten­ção ex­pres­sa por ambos os paí­ses no sen­ti­do de se res­ta­be­le­cer re­la­ções de co­o­pe­ra­ção en­tre os res­pec­ti­vos par­la­men­tos.

Co­o­pe­ra­ção his­tó­ri­ca

Re­la­ti­va­men­te à co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral, Zsolt Ma­ris dis­se, no fi­nal do en­con­tro com Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, que a Hun­gria vi­veu um pe­río­do his­tó­ri­co que lhe per­mi­te trans­mi­tir mui­tas ex­pe­ri­ên­ci­as a An­go­la no do­mí­nio po­lí­ti­co.

A Hun­gria é uma re­pú­bli­ca par­la­men­tar com um che­fe de go­ver­no – o pri­mei­romi­nis­tro, que exer­ce o po­der exe­cu­ti­vo, e um che­fe de Es­ta­do – o Pre­si­den­te, com fun­ções prin­ci­pal­men­te de re­pre­sen­ta­ção. A Hun­gria es­tá di­vi­di­da em 19 con­da­dos, a ca­pi­tal Bu­da­pes­te e 23 ci­da­des com di­rei­tos de con­da­do.

Sec­to­res da eco­no­mia

Em 2016, os prin­ci­pais sec­to­res da eco­no­mia hún­ga­ra fo­ram a in­dús­tria, com 27 por cen­to, o co­mér­cio gros­sis­ta e re­ta­lhis­ta e os serviços de trans­por­tes, alo­ja­men­to e res­tau­ra­ção (18,9 por cen­to), a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, a de­fe­sa, a edu­ca­ção, a saú­de e os serviços so­ci­ais (17,8 por cen­to).

Um to­tal de 81 por cen­to das ex­por­ta­ções hún­ga­ras des­ti­nam-se a ou­tros paí­ses da União Eu­ro­peia (Ale­ma­nha com 28 por cen­to, Ro­mé­nia, Es­lo­vá­quia, Áus­tria e Itá­lia com cin­co por cen­to ca­da). Das ex­por­ta­ções pa­ra o ex­te­ri­or da União Eu­ro­peia, três por cen­to des­ti­nam-se aos Es­ta­dos Uni­dos e dois por cen­to à Tur­quia.

No que res­pei­ta às im­por­ta­ções, 78 por cen­to pro­vêm de paí­ses da União Eu­ro­peia (Ale­ma­nha com 26 por cen­to, Áus­tria – 6,00 por cen­to, Po­ló­nia e Es­lo­vá­quia – 5,00 por cen­to ca­da). Das que pro­vêm do ex­te­ri­or da União Eu­ro­peia, des­ta­cam-se as im­por­ta­ções da Chi­na (6,00 por cen­to) e as da Rús­sia (3,00 por cen­to).

A co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses são tra­di­ci­o­nais e a pers­pec­ti­va é alar­gar em vá­ri­os sec­to­res que se­jam mu­tu­a­men­te van­ta­jo­sas pa­ra ambos os go­ver­nos.

Mi­nis­tro hún­ga­ro é re­ce­bi­do em au­di­ên­cia pe­lo Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Bor­ni­to de Sou­sa Bal­ta­zar, pa­ra ava­li­ar o in­ter­câm­bio e ver áre­as que po­dem ser ex­plo­ra­das em con­jun­to

Mi­nis­tro hún­ga­ro tem uma in­ten­sa ac­ti­vi­da­de com en­con­tros com mi­nis­tros an­go­la­nos DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.