Anun­ci­a­da re­du­ção do Co­mi­té Cen­tral

Jornal de Angola - - POLÍTICA - Ber­nar­di­no Man­je

A FNLA apro­vou, por una­ni­mi­da­de, a pro­pos­ta de re­du­ção do nú­me­ro de mem­bros do Co­mi­té Cen­tral de 411 pa­ra 221.

Es­ta é uma das de­ci­sões da IV reu­nião or­di­ná­ria do Co­mi­té Cen­tral do par­ti­do fun­da­do por Hol­den Ro­ber­to, en­cer­ra­da nes­ta se­gun­da­fei­ra, em Lu­an­da, de­pois de três di­as de ace­sos de­ba­tes.

As al­te­ra­ções aos es­ta­tu­tos de­vem ago­ra ser pos­tas à apre­ci­a­ção e vo­ta­ção dos de­le­ga­dos ao Con­gres­so Ex­tra­or­di­ná­rio do par­ti­do, con­vo­ca­do pa­ra o pe­río­do en­tre 22 e 26 de Maio do pre­sen­te ano.

O se­cre­tá­rio pa­ra a In­for­ma­ção da FNLA, Je­ró­ni­mo Ma­ka­no, jus­ti­fi­cou a ne­ces­si­da­de de re­du­ção do nú­me­ro de mem­bros do Co­mi­té Cen­tral com a ac­tu­al con­jun­tu­ra eco­nó­mi­ca e fi­nan­cei­ra e, so­bre­tu­do, com o fac­to de mui­tos mem­bros au­sen­ta­rem-se das ac­ti­vi­da­des agen­da­das.

“So­mos 411 mem­bros, mas a mai­or par­te de nós não apa­re­ce e nem sa­be­mos a sua lo­ca­li­za­ção. São da­dos co­mo de­sis­ten­tes, mas a de­sis­tên­cia não é con­fir­ma­da des­ta ma­nei­ra. É pre­ci­so es­cre­ver uma car­ta di­ri­gi­da ao Co­mi­té Cen­tral a ma­ni­fes­tar o de­se­jo de de­sis­tên­cia”, sus­ten­tou Ma­ka­no, em de­cla­ra­ções on­tem ao Jor­nal de An­go­la.

Du­ran­te a reu­nião, ori­en­ta­da pe­lo pre­si­den­te da FNLA, Lu­cas Ngon­da, foi igual­men­te fei­ta a apre­sen­ta­ção do re­la­tó­rio de ac­ti­vi­da­des do par­ti­do e do re­la­tó­rio fi­nan­cei­ro de 2017, reflexões so­bre os re­sul­ta­dos nas elei­ções de 23 de Agos­to e uma aná­li­se da ac­tu­al con­jun­tu­ra po­lí­ti­ca na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal.

Os mem­bros do Co­mi­té Cen­tral da FNLA ana­li­sa­ram a pro­pos­ta do Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do (OGE) pa­ra 2018, cu­ja apro­va­ção fi­nal glo­bal acon­te­ce ho­je na As­sem­bleia Na­ci­o­nal. Ins- ta­ram o Exe­cu­ti­vo a ace­le­rar a cri­a­ção de con­di­ções pa­ra a re­a­li­za­ção das elei­ções au­tár­qui­cas, que de­ve­rá pas­sar tam­bém pe­la apro­va­ção, no Par­la­men­to, de um pa­co­te le­gis­la­ti­vo re­fe­ren­te às au­tar­qui­as.

O par­ti­do é a quar­ta for­ça da opo­si­ção par­la­men­tar, ten­do con­se­gui­do ele­ger ape­nas um de­pu­ta­do nas elei­ções ge­rais de 2017. O as­sen­to par­la­men­tar é ocu­pa­do pe­lo pró­prio pre­si­den­te, Lu­cas Ngon­da.

EDU­AR­DO PE­DRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Lu­cas Ngon­da , pre­si­den­te da FNLA, ori­en­tou en­con­tro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.