Pres­sões che­gam de to­do o la­do do país

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

a Ja­cob Zu­ma re­sis­tir às pres­sões que che­gam de to­do o la­do pa­ra que se de­mi­ta. Tan­to do seu pró­prio par­ti­do, co­mo das for­ças da opo­si­ção e ain­da de uma lar­ga fran­ja da so­ci­e­da­de ci­vil. Ao ANC bas­ta aguar­dar pe­la apre­sen­ta­ção de mais uma mo­ção de cen­su­ra por par­te da opo­si­ção, aliás já pre­vis­ta pa­ra o dia 22, pa­ra as­sis­tir à que­da do pre­si­den­te.

Pa­ra is­so é ape­nas ne­ces­sá­rio que os seus de­pu­ta­dos res­pei­tem a ori­en­ta­ção que even­tu­al­men­te ve­nha a ser da­da pe­lo par­ti­do, abs­ten­do-se de vo­tar, pa­ra que Ja­cob Zu­ma fi­que sem o apoio do par­la­men­to. Se is­so su­ce­der, o pre­si­den­te é for­ço­sa­men­te obri­ga­do e de­mi­tir-se. De acor­do com a cons­ti­tui­ção sul-afri­ca­na, o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca é elei­to pe­lo par­la­men­to e es­te tem o po­der de o des­ti­tuir, bas­tan­do pa­ra tal re­ti­rar-lhe o apoio que ema­na do po­der do vo­to. No seio da prin­ci­pal for­ça da opo­si­ção, a Ali­an­ça De­mo­crá­ti­ca tem si­do o par­ti­do mais ac­ti­vo na lu­ta pa­ra afas­tar Ja­cob Zu­ma do po­der.

Es­te par­ti­do, o se­gun­do mais vo­ta­do nas úl­ti­mas elei­ções, tem al­gu­mas as­pi­ra­ções pa­ra 2019 e quer ter a li­de­ran­ça do pro­ces­so de des­ti­tui­ção do ac­tu­al pre­si­den­te, de mo­do a apre­sen­tar is­so co­mo um ar­gu­men­to po­lí­ti­co for­te pa­ra usar na pró­xi­ma cam­pa­nha elei­to­ral.

O ANC, por seu la­do, ape­sar de ter pra­ti­ca­men­te ga­ran­ti­da a vi­tó­ria nas elei­ções de 2019, não quer per­der mais vo­tos pa­ra os seus ad­ver­sá­ri­os e, por is­so mes­mo, quer ter tam­bém a sua chan­ce­la no pro­ces­so pa­ra o afas­ta­men­to de Ja­cob Zu­ma.

Co­mo se vê, po­li­ti­ca­men­te, to­dos os par­ti­dos têm a ga­nhar com a saí­da ime­di­a­ta de Ja­cob Zu­ma. Só ele, vi­sa­do pe­la jus­ti­ça, tem a per­der com a sua de­mis­são, pois cor­re sé­ri­os ris­cos de ter que en­fren­tar a lei e res­pon­der pe­los cri­mes de que vem sen­do acu­sa­do.

Vai ser mui­to di­fí­cil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.