Or­ga­ni­za­ções pe­dem li­su­ra no ac­to elei­to­ral

Jornal de Angola - - MUNDO -

Um gru­po de 14 Or­ga­ni­za­ções Não-Go­ver­na­men­tais (ONG) in­ter­na­ci­o­nais afir­mou on­tem que as elei­ções pre­si­den­ci­ais no Egip­to, pre­vis­tas pa­ra o fi­nal de Mar­ço, não se­rão li­vres nem jus­tas.

Pa­ra as ONG, es­tas elei­ções são “uma far­sa no meio de uma on­da de re­pres­são dos di­rei­tos hu­ma­nos”. “Os ali­a­dos do Egip­to de­vem ago­ra fa­lar pu­bli­ca­men­te pa­ra de­nun­ci­ar es­tas elei­ções, que são uma far­sa, em vez de con­ti­nu­ar o apoio in­ques­ti­o­ná­vel a um Go­ver­no que pre­si­de à pi­or cri­se de di­rei­tos hu­ma­nos do país em dé­ca­das”, re­fe­rem as ONG em co­mu­ni­ca­do.

En­tre os sig­na­tá­ri­os do ma­ni­fes­to es­tá a Hu­man Rights Wat­ch (HRW), a Re­pór­te­res Sem Fron­tei­ras (RSF), a Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos (FIDH) e a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al con­tra a Tor­tu­ra (OMCT).

Na de­cla­ra­ção con­jun­ta, acu­sam o Go­ver­no de “eli­mi­nar su­ces­si­va­men­te” os prin­ci­pais ri­vais do Pre­si­den­te Ab­del Fa­tah al Si­si, lem­bran­do que dois de­les, os mi­li­ta­res Sa­mi Anán e Ah­med Qon­soua, fo­ram pre­sos.

Ou­tro po­ten­ci­al ri­val de Al Si­si, o ex-pri­mei­ro-mi­nis­tro Ah­med Sha­fiq, foi “apa­ren­te­men­te co­lo­ca­do sob pri­são do­mi­ci­liá­ria não de­cla­ra­da num ho­tel até se re­ti­rar da cor­ri­da”.

Os úni­cos pos­sí­veis can­di­da­tos da opo­si­ção, o ad­vo­ga­do de di­rei­tos hu­ma­nos Ja­led Ali e o ex-de­pu­ta­do Moha­med Anwar al-Sa­dat, re­nun­ci­a­ram à dis­pu­ta da elei­ção, quei­xan­do-se de ma­ni­pu­la­ção go­ver­na­men­tal e de ou­tros re­cei­os.

MOHA­MED EL-SHAHED | AFP Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral con­fir­ma con­di­ções pa­ra o plei­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.