Cam­pa­nha con­tra a Sida nas fes­tas de Car­na­val

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Cer­ca de um mi­lhão de pre­ser­va­ti­vos fo­ram dis­tri­buí­dos du­ran­te os fes­te­jos do car­na­val, em Lu­an­da, pe­la Re­de An­go­la­na das Or­ga­ni­za­ções de Ser­vi­ço de Sida (ANASO), que, ao mes­mo tem­po, re­a­li­zou, des­de o dia 10 do cor­ren­te mês, uma cam­pa­nha de tes­ta­gem vo­lun­tá­ria do VIH e dis­po­ni­bi­li­za­ção de in­for­ma­ções so­bre a Sida nos prin­ci­pais cen­tros po­pu­la­ci­o­nais da ca­pi­tal.

Sob o le­ma “Car­na­val Sem Sida: Mbo­ra Usar a Ca­mi­si­nha”, a Re­de An­go­la­na das Or­ga­ni­za­ções de Ser­vi­ço de Sida re­a­li­zou tam­bém tes­tes pa­ra des­pis­tes de do­en­ças se­xu­al­men­te trans­mis­sí­veis e ofe­re­ceu ou­tros serviços de pre­ven­ção co­mu­ni­tá­ria.

De acor­do com uma no­ta de im­pren­sa en­vi­a­da ao Jor­nal de An­go­la, a cam­pa­nha vai até ho­je, Dia dos Na­mo­ra­dos, por ser um dia bas­tan­te sen­sí­vel, no qual as pes­so­as ex­ce­dem o uso do ál­co­ol e de ou­tras dro­gas e têm um com­por­ta­men­to de ris­co acen­tu­a­do.

A cam­pa­nha vi­sa sen­si­bi­li­zar a po­pu­la­ção pa­ra a pre­ven­ção con­tra o VHI e SIDA no pe­río­do do Car­na­val e no Dia dos Na­mo­ra­dos. Pa­ra o efei­to, es­tão mo­bi­li­za­dos cer­ca de cem ac­ti­vis­ta e con­se­lhei­ros, con­tan­do com o apoio do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Lu­ta Con­ta Sida(INLS), ONUSIDA e World Vi­si­on.

“Ten­do em con­ta a im­por­tân­cia das ac­ções de pre­ven­ção e a na­tu­re­za des­sa cam­pa­nhas, as mes­mas, ape­sar de se­rem ini­ci­a­ti­vas da Re­de An­go­la­na das Or­ga­ni­za­ções de Ser­vi­ço de Sida, es­pe­ra-se con­tar com o apoio de to­da so­ci­e­da­de, ten­do em con­ta o im­pac­to po­si­ti­vo que pro­du­zem”,lê-se na no­ta.

A Re­de An­go­la­na das Or­ga­ni­za­ções de Ser­vi­ço de Sida diz la­men­tar não po­der par­ti­ci­par es­te ano no des­fi­le do Car­na­val com Blo­co Ver­me­lho, um blo­co de ani­ma­ção que se tra­duz no abra­ço da ju­ven­tu­de na lu­ta con­tra a Sida, por fal­ta de apoi­os.

Em 1985 foi no­ti­fi­ca­do o pri­mei­ro ca­so de VIH em An­go­la.

KINDALA MA­NU­EL | EDIÇOES NOVEMBRO Pre­ven­ção mo­bi­li­za os jo­vens du­ran­te as fes­tas de car­na­val

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.