Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos con­ce­dem aju­da a An­go­la

A do­a­ção veio por meio aé­reo e foi en­tre­gue à se­cre­tá­ria pa­ra os As­sun­tos So­ci­ais do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Manuela Go­mes

O em­bai­xa­dor de An­go­la nos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, Jo­sé de Lemos, afir­mou à co­mu­ni­ca­ção so­ci­al que “a do­a­ção é mais um pas­so que ser­ve pa­ra de­mons­trar que re­al­men­te os Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos ten­ci­o­nam es­tar ca­da vez mais pró­xi­mos de An­go­la”

An­go­la re­ce­beu on­tem, em Lu­an­da, dos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos me­di­ca­men­tos, equi­pa­men­tos e mo­bi­liá­ri­os hos­pi­ta­la­res, no âm­bi­to da co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses.

A do­a­ção che­gou por meio aé­reo e foi en­tre­gue no Ter­mi­nal Mi­li­tar. No to­tal, che­ga­ram on­tem a Lu­an­da 49 to­ne­la­das de me­di­ca­men­tos e 110 pa­le­tas com equi­pa­men­tos e mo­bi­liá­rio hos­pi­ta­la­res.

Fá­ti­ma Vi­e­gas, se­cre­tá­ria dos As­sun­tos So­ci­ais do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, va­lo­ri­zou a aju­da hu­ma­ni­tá­ria vin­da dos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, na me­di­da em que o sec­tor da Saú­de vi­ve ain­da di­fi­cul­da­des.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, Fá­ti­ma Vi­e­gas dis­se que os me­di­ca­men­tos vão ser dis­tri­buí­dos às pro­vín­ci­as mais ca­ren­ci­a­das em ter­mos de me­di­ca­men­tos e de equi­pa­men­tos afins.

A se­cre­tá­ria dos As­sun­tos So­ci­ais do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca dis­se exis­tir já um pla­no pa­ra a dis­tri­bui­ção dos me­di­ca­men­tos e dos equi­pa­men­tos e mo­bi­liá­ri­os hos­pi­ta­la­res ofe­re­ci­dos pe­los Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos.

Fá­ti­ma Vi­e­gas dis­se ser bem-vin­do o ges­to dos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos por­que "vai ser­vir pa­ra di­mi­nuir di­fi­cul­da­des dos nos­sos hos­pi­tais".

O em­bai­xa­dor de An­go­la nos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, Jo­sé de Lemos, afir­mou que "a do­a­ção é mais um pas­so que ser­ve pa­ra de­mons­trar que re­al­men­te os Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos ten­ci­o­nam es­tar ca­da vez mais pró­xi­mo de An­go­la".

O di­plo­ma­ta an­go­la­no acen­tu­ou que "é com ba­se nes­se es­pí­ri­to de so­li­da­ri­e­da­de que va­mos con­ti­nu­ar a de­sen­vol­ver es­sas re­la­ções", que, na sua opi­nião, ten­dem a cres­cer.

O em­bai­xa­dor lem­brou que as re­la­ções en­tre os dois paí­ses es­tão aber­tas não só no ra­mo hu­ma­ni­tá­rio e so­ci­al co­mo tam­bém nas áre­as da Agri­cul­tu­ra, Pes­cas, Ener­gia, en­tre ou­tras. O di­plo­ma­ta con­fir­mou a in­ten­ção ma­ni­fes­ta­da pe­los Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos de au­men­tar a co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca. An­go­la ma­ni­fes­ta in­te­res­se O Go­ver­no ma­ni­fes­tou, re­cen­te­men­te, o in­te­res­se e a dis­po­ni­bi­li­da­de de tra­ba­lhar pa­ra o in­cre­men­to da co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca com os Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos. As áre­as do Co­mér­cio e In­ves­ti­men­to, Ener­gia, De­fe­sa, Trans­por­tes, Ex­plo­ra­ção Mi­nei­ra, Agri­cul­tu­ra, Pes­ca, Ban­ca e Te­le­co­mu­ni­ca­ções es­tão en­tre os sec­to­res que An­go­la quer ver au­men­ta­da a sua co­o­pe­ra­ção com o Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos.

As áre­as de co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses es­tão as­sen­tes em pi­la­res que po­ten­ci­em os ei­xos de de­sen­vol­vi­men­to, que per­mi­tem afi­nar, com ob­jec­ti­vi­da­de, a re­la­ção po­lí­ti­ca, eco­nó­mi­ca e so­ci­al.

Num en­con­tro de ne­go­ci­a­ções en­tre os dois paí­ses fi­cou ci­men­ta­da a ideia de que as opor­tu­ni­da­des de ne­gó­ci­os exis­ten­tes de­vem ser aper­fei­ço­a­das, in­cluin­do os me­ca­nis­mos ins­ti­tu­ci­o­nais e os ins­tru­men­tos ju­rí­di­cos de co­o­pe­ra­ção, pa­ra fa­ci­li­tar o en­qua­dra­men­to e a di­na­mi­za­ção das gran­des ac­ções.

No qua­dro des­ta co­o­pe­ra­ção, o Go­ver­no an­go­la­no am­bi­ci­o­na dar mai­or pri­o­ri­da­de aos gran­des sec­to­res, co­mo os da Ener­gia, Trans­por­tes, Co­mu­ni­ca­ções e In­dús­tria Pe­sa­da e de Trans­for­ma­ção, pe­lo pa­pel es­tru­tu­ran­te que têm no pro­ces­so eco­nó­mi­co e so­ci­al.

A tro­ca de in­for­ma­ções nos do­mí­ni­os do Am­bi­en­te e o com­ba­te ao ter­ro­ris­mo, aos cri­mes trans­fron­tei­ri­ços, à imi­gra­ção ile­gal e ao trá­fi­co de dro­gas e de se­res hu­ma­nos, en­tre ou­tros, são tam­bém de­fen­di­dos co­mo pri­o­ri­tá­ri­os.

A co­o­pe­ra­ção com os Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos é um dos pi­la­res es­tra­té­gi­cos do Go­ver­no vol­ta­dos pa­ra a atrac­ção de in­ves­ti­men­tos es­tran­gei­ros pa­ra An­go­la.

DOMBELE BERNARDO | EDIÇOES NOVEMBRO Os me­di­ca­men­tos do­a­dos on­tem vão ser dis­tri­buí­dos às pro­vín­ci­as mais ca­ren­ci­a­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.