Edu­ca­ção en­qua­dra no­vos pro­fes­so­res

Mi­nis­tra ga­ran­te que o pro­ces­so de re­cru­ta­men­to aguar­da ape­nas por pro­ce­di­men­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos. Es­te ano, o sec­tor de­ve­rá re­ce­ber, em to­do o país, vin­te mil no­vos pro­fes­so­res, dos quais 668 vão ser co­lo­ca­dos na pro­vín­cia do Zai­re

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA - Kayi­la Sil­vi­na

Um con­cur­so pú­bli­co pa­ra a ad­mis­são de no­vos pro­fes­so­res se­rá lan­ça­do den­tro de du­as se­ma­nas, anun­ci­ou on­tem, em Mban­za-Kon­go, pro­vín­cia do Zai­re, a mi­nis­tra da Edu­ca­ção, Maria Cân­di­da Teixeira. A go­ver­nan­te ga­ran­tiu que o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção es­tá a cui­dar dos pro­ce­di­men­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos pa­ra o lan­ça­men­to do con­cur­so pú­bli­co. Se­gun­do­a­mi­nis­tra,aguar­da­se tam­bém pe­los des­pa­chos a se­rem exa­ra­dos pe­los Mi­nis­té­ri­os da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al, Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio e Re­for­ma do Es­ta­do e das Fi­nan­ças pa­ra se avan­çar com o con­cur­so pú­bli­co.

“Lo­go que es­tes pro­ce­di­men­tos es­te­jam con­cluí­dos da­re­mos iní­cio ao con­cur­so pú­bli­co”, as­se­gu­rou.

Vin­te mil no­vos pro­fes­so­res de­ve­rão ser re­cru­ta­dos. Pa­ra a pro­vín­cia do Zai­re, on­de a mi­nis­tra es­te­ve de vi­si­ta, vão ser dis­po­ni­bi­li­za­das 668 va­gas pa­ra a ad­mis­são de no­vos pro­fes­so­res do en­si­no ge­ral.

O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção pre­vê lan­çar, den­tro de du­as se­ma­nas, um con­cur­so pú­bli­co pa­ra a ad­mis­são de no­vos pro­fes­so­res, anun­ci­ou on­tem, em Mban­za Kon­go, pro­vín­cia do Zai­re, a ti­tu­lar da pasta, Maria Cân­di­da Teixeira.

A mi­nis­tra da Edu­ca­ção ga­ran­tiu à im­pren­sa, mo­men­tos de­pois de de­sem­bar­car no ae­ro­por­to lo­cal, que o de­par­ta­men­to mi­nis­te­ri­al que di­ri­ge já tem to­das as con­di­ções cri­a­das pa­ra a re­a­li­za­ção do con­cur­so e aguar­da ape­nas pe­los des­pa­chos dos Mi­nis­té­ri­os da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Fi­nan­ças e Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al pa­ra a exe­cu­ção do di­plo­ma.

Se­gun­do a mi­nis­tra da Edu­ca­ção, pa­ra a pro­vín­cia do Zai­re vão ser dis­po­ni­bi­li­za­das 668 va­gas pa­ra ad­mis­são de no­vos pro­fes­so­res do en­si­no ge­ral no pre­sen­te ano lec­ti­vo.

“To­do o pro­ces­so já es­tá pre­pa­ra­do. Den­tro de du­as se­ma­nas co­me­ça a ad­mis­são e en­qua­dra­men­to de no­vos pro­fes­so­res”, afir­mou a mi­nis­tra. Um to­tal de 20 mil no­vos pro­fes­so­res de­vem ser re­cru­ta­dos no país no pre­sen­te ano lec­ti­vo.

Ao re­fe­rir-se à gre­ve ob­ser­va­da pe­los pro­fes­so­res em to­do o país, Cân­di­da Teixeira lem­brou que o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção com­pro­me­teu­se a so­lu­ci­o­nar to­das as ques­tões que cons­tam do ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo dos pro­fes­so­res pa­ra, den­tro do tem­po de ca­len­da­ri­za­ção, se­rem cum­pri­das ao mais al­to ní­vel.

A agen­da de tra­ba­lho da mi­nis­tra da Edu­ca­ção no Zai­re in­clui a dis­cus­são de as­sun­tos re­la­ci­o­na­dos com a su­per­lo­ta­ção de alu­nos nas sa­las de au­la, o en­qua­dra­men­to de no­vos pro­fes­so­res, a cons­tru­ção de no­vas es­co­las e o pro­gra­ma da me­ren­da es­co­lar.

Cân­di­da Teixeira reu­niu­se com o go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Zai­re, Jo­a­nes An­dré, com mem­bros dos go­ver­nos pro­vin­ci­al e mu­ni­ci­pal, e res­pon­sá­veis do sec­tor da Edu­ca­ção na re­gião.

A vi­si­ta vi­sa o acom­pa­nha­men­to do desenvolvimento do sis­te­ma edu­ca­ci­o­nal na pro­vín­cia do Zai­re e pro­lon­ga-se até ama­nhã.

ARIMATEIA BAP­TIS­TA | EDIÇÕES NOVEMBRO

GAR­CIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Maria Cân­di­da Teixeira efec­tua vi­si­ta à pro­vín­cia do Zai­re

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.