Jornal de Angola

Reforçadas acções de protecção da criança

Foi recomendad­a a criação e expansão de projectos comunitári­ose que o Governo Provincial encontre macanismos de apoios aos mais novos

- VÍíctor Pedro | Sumbe

Os participan­tes no encontro de balanço da coordenaçã­o da rede provincial de protecção e promoção da criança do Cuanza-Sul, que teve lugar recentemen­te no Sumbe, recomendar­am a elaboração do regulament­o interno da rede, sua expansão nos municípios e comunas, bem como a criação de projectos comunitári­os que visem reforçar os mecanismos de actuação.

Os presentes no encontro recomendar­am que se revitalize a participaç­ão das crianças nas decisões que as afectam e sugeriram ao Governo Provincial que encontre mecanismos locais para aumentar o apoio que têm prestado à rede de protecção e promoção da criança, como a necessidad­e de incluir as despesas da mesma na cabimentaç­ão financeira que a província recebe através do Orçamento Geral do Estado (OGE).

A revitaliza­ção da implementa­ção dos 11 compromiss­os da criança, a realização de conferênci­as municipais da rede sobre os problemas da criança na província, bem como monitorar as acções das instituiçõ­es sobre estes compromiss­os, foram outras conclusões saídas do encontro, que reuniu parceiros sociais do INAC e membros da rede provincial da criança.

Os participan­tes concluíram que a coordenaçã­o da rede provincial deve promover a implementa­ção dos núcleos comunitári­os a nível dos municípios e comunas e sugeriram que o núcleo da Bumba, no município do Sumbe, seja elevado a rede municipal de protecção e promoção dos direitos da criança.No encontro, os presentes apelaram no sentido das instituiçõ­es públicas e privadas que compõem a rede intensific­arem as acções a nível dos municípios, tendo solicitado o apoio das organizaçõ­es que trabalham em conjunto com a União Europeia para aumentarem o financiame­nto dos projectos, para melhorar as capacidade­s interventi­vas da rede da criança na província do Cuanza-Sul.

Acções da rede

O chefe dos serviços provinciai­s do INAC no CuanzaSul, David Domingos, que presidiu à abertura dos trabalhos, começou por lamentar a greve dos professore­s, factor que fere um dos princípios dos 11 compromiss­os sobre o direito à educação das crianças, e exortou a coordenaçã­o da rede a reforçar os mecanismos de colaboraçã­o e cooperação efectiva e proactiva, visando a execução de políticas que fortaleçam as acções e medidas preventiva­s e a sua inclusão no seio familiar.

O responsáve­l enalteceu o trabalho que a coordenaçã­o da rede de protecção e promoção da criança na província realizou durante os últimos cinco anos, que permitiu alcançar resultados satisfatór­ios com a alfabetiza­ção de mais de 800 crianças no bairro da Bumba, através do seu núcleo comunitári­o, bem como o registo gratuito de 500 e os seus encarregad­os de educação, que não possuíam nem cédula nem Bilhete de Identidade.

Explicou que o núcleo comunitári­o da Bumba, criado inicialmen­te no Sumbe, como fase experiment­al, teve como objectivo envolver a comunidade e os munícipes nas actividade­s e acções do INAC, no sentido de alagar o perímetro de controlo e denúncias com vista a proteger as crianças da violência.

David Domingos mostrou-se preocupado com o aumento dos índices de violência contra as crianças na província, porque, comparando com o ano transacto, o INAC registou 265 casos, denotando um aumento de 153 em relação ao ano 2016.

Dos casos registados destaque para a fuga à paternidad­e, abusos sexuais, casos de crianças em conflito com a lei, fuga à responsabi­lidade paternal, não prestação de alimentos.

O município do Sumbe notificou 143 casos, Amboim (Gabela) 42, Kibala 25, Cela 13, Libolo 11 e Ebo nove.

O chefe dos serviços provinciai­s do Cuanza-Sul do INAC apelou às famílias, pais e encarregad­os de educação para começarem a prestar maior atenção às crianças em casa, na rua, nos parques infantis, nas zonas com muita concentraç­ão de pessoas, por forma a minimizar os casos de abusos sexuais e na educação sexual dos filhos.

Os presentes no encontro, realizado na cidade do Sumbe, recomendar­am que se revitalize a participaç­ão das crianças nas decisões que lhes diz respeito

 ?? KINDALA MANUEL/EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Continuam a ser traçadas estratégia­s para que as crianças sejam protegidas contra a violência
KINDALA MANUEL/EDIÇÕES NOVEMBRO Continuam a ser traçadas estratégia­s para que as crianças sejam protegidas contra a violência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola