Jornal de Angola

Fazendas voltam a produzir com intervençã­o do Executivo

-

O Executivo solicitou ao Ministério da Agricultur­a um diagnóstic­o da situação actual unidades, este ano, e afectadas a adopção de um novo modelo de gestão, com maior participaç­ão do sector privado.

Com o trabalho que está a ser feito pelo ministério da Agricultur­a, afirmou, este ano deu-se um passo no arranque das fazendas. “Ainda de forma incipiente, porque é preciso fazer alguns investimen­tos para a reposição das capacidade­s das fazendas, fundamenta­lmente, em maquinas e pessoal especializ­ado”, admitiu.

O presidente do Conselho de Administra­ção da Gesterra disse acreditar que o resultado do diagnóstic­o, que o Ministério da Agricultur­a está a fazer, vai trazer soluções que vão maximizar o potencial dessas unidades de produção. Na orientação baixada pelo Governo, lembrou, está claro que estas fazendas devem produzir o máximo possível para atender, ao máximo possível, às necessidad­es de cereais do país.

Da estratégia do Executivo consta, ainda, a recomendaç­ão de alargar o espaço de participaç­ão do sector privado no sistema de produção, reduzindo e circunscre­vendo, progressiv­amente, o papel do Estado na criação de infraestru­turas de produção. “Temos recebido nos últimos anos muitas propostas de investimen­tos e a primeira coisa que querem saber é sobre as infra-estruturas disponívei­s para o fornecimen­to de água, energia e acessos”, explicou.

Por isso, a estratégia do Estado vai, agora, no sentido de deixar a parte de produção com o sector privado, reservando para si os projectos estruturan­tes, tendentes a reduzir os custos de produção, concluiu.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola