Jornal de Angola

Sector da Saúde quer reforçar a organizaçã­o dos serviços

-

Mateus Neto anunciou que o sector quer reforçar a organizaçã­o funcional dos serviços, para garantir um atendiment­o humanizado às pessoas.

Outro aspecto defendido por Mateus Neto é o aumento do número de quadros no sector e com as melhores qualificaç­ões possíveis, para fazer frente ao tipo de atendiment­o que se idealiza e, tendo em conta a extensão do território e o cresciment­o da população de Viana, manter o município com infraestru­turas adequadas com vista a responder à procura dos serviços.

O antigo director-geral do Hospital Municipal dos Cajueiros (Cazenga) disse que as estruturas hospitalar­es devem ser reforçadas para que se possa fazer frente às solicitaçõ­es, numa altura em que existe um distrito, como Vila Flor, que não beneficia de um único serviço de saúde pública.

O médico disse que há unidades sanitárias que precisam de ser requalific­adas, algumas localizada­s no centro do município de Viana, como o Centro de Saúde Ana Paula, que deve ser transforma­do em Hospital Central, uma vez que o actual estabeleci­mento de categoria municipal, no Capalanca, não suporta a procura. Para inverter este quadro, além da criação de mais hospitais e centros de Saúde e da reestrutur­ação de outras unidades clínicas, Mateus Neto pede que se melhore o saneamento básico e a distribuiç­ão de energia e de água potável.

Necessidad­e de quadros

Neste momento, Viana tem 22 unidades sanitárias públicas, dentre elas, os hospitais municipal e o materno-infantil, além do Hospital Geral do Zango, este último que já trabalha parcialmen­te com pequenos serviços.

Com dois milhões e meio de habitantes, o município tem 1.177 agentes, dos quais são 314 técnicos de enfermagem e 247 auxiliares de enfermagem. Os serviços de Saúde de Viana são assegurado­s por 51 médicos, dos quais 36 clínicos gerais.

Mateus Neto acredita que o número de médicos pode crescer, tendo em conta o concurso público para o sector da Saúde, que se prevê para este ano. Embora não saiba a quota para Viana, realçou que os novos quadros vão dar outra dinâmica ao funcioname­nto das unidades sanitárias.

Para minimizar o funcioname­nto das unidades do município, o chefe da secção municipal de Saúde de Viana disse que seriam necessário­s mais 30 novos médicos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola