Jornal de Angola

Daniel Ricciardo vence Grande Prémio da China

Lewis Hamilton, detentor do título e Sebastian Vettel, ocuparam a quarta e oitava posições na classifica­ção final

- Altino Vieira Dias

Sinais de mudança, pela primeira vez desde 2014, não se assistia três vitórias consecutiv­as que não fossem da equipa Mercedes. O australian­o Daniel Ricciardo quebrou o favoritism­o das poderosas equipas da Ferrari e Mercedes e venceu a corrida, fruto da jogada de mestre da sua equipa (Red Bull), que permitiu que o piloto ultrapassa­sse Kimi Raikkonen na 38ª volta, Lewis Hamilton na 41ª, Sebastian Vettel na 42ª e Valtteri Bottas na 45ª. Em primeiro lugar ficou Ricciardo seguido de Valtteri Bottas e de Kimi Raikkonen. Este foi um pódio que estava muito longe das previsões.

A corrida foi muito divertida e competitiv­a do princípio ao fim. O alemão Sebastian Vettel estava a ter um fimde-semana de sonhos corde-rosa e conseguiu a “pole” frente ao seu colega, e dos pilotos da Mercedes. Mas o que parecia um bom sonho virou um autêntico pesadelo, quando entrou o Safety Car, todos os carros ficaram próximo um dos outros e daí em diante o que poderia correr mal correu ainda pior.

Depois de ultrapassa­r Lewis Hamilton e Raikkonen, o holandês Max Verstappen tentou ultrapassa­r Vettel na curva e atirou-o para fora da pista. O alemão perdeu vários lugares e desceu para o oitavo lugar. Devido a esta situação, o holandês foi penalizado com dez segundos na corrida.

O australian­o Daniel Ricciardo partiu da sexta posição da grelha de partida e poderia fazer uma estratégia diferente à dos cinco primeiros. Fez uma excelente corrida, uma grande jogada táctica da Red Bull. Com a entrada do Safety Car, devido aos toques na pista entre os pilotos Gasly e Hartley, Ricciardo e Verstappen fizeram uma paragem dupla nas boxes, saindo com pneus frescos, e logo começou o jogo das ultrapassa­gens. As vítimas de Ricciardo foram Raikkonen, Hamilton, Vettel, Verstappen e Bottas. A facilidade com que Ricciardo ultrapassa­va os adversário­s fazia parecer que estava a correr numa modalidade superior à dos carros da Ferrari e da Mercedes.

Lewis Hamilton fez a sua pior corrida dos últimos quatro anos. Pois o inglês esteve de mal a pior durante toda a corrida e só conseguiu um quinto lugar, devido ao acidente entre Max Vertappen e Sebastian Vettel. Hamilton e a Mercedes eram vistos como favoritos ao segundo lugar ou mesmo à vitória, devido ao seu histórico na China. Mas Hamilton esteve mal em toda a corrida e parecia estar a andar para trás. Fez uma corrida sem brilho, triste, e muitos afirmaram que Hamilton está a correr só por correr.

No Grande Prémio da China, os fãs não se arrepender­am de assistir a corrida, pois foi muito emocionant­e ver as ultrapassa­gens entre as equipas de top e as restantes. Espera-se que na próxima corrida tenhamos o mesmo nível de competição que tivemos no Grande Prémio da China.

Poucas pessoas deixam a China tão frustradas quanto Lewis Hamilton. Depois de um fim de semana difícil e a quarta colocação no Grande Prémio de Xangai, terceira etapa do ano no Mundial de Fórmula 1, o britânico da Mercedes não escondeu a insatisfaç­ão com o próprio desempenho.

“Sábado e ontem (domingo) foram um desastre para mim. Então, tenho que tentar corrigir isso e voltar à minha performanc­e normal. Caso contrário, mais pontos valiosos serão perdidos”, advertiu Lewis Hamilton, em entrevista concedida à Sky Sports.

Hamilton se mostra incomodado com o desempenho geral na temporada. Após três corridas, o inglês ainda não venceu, situação incomum dentro de uma equipe que dominou a categoria nos últimos anos. O tetracampe­ão mundial ainda é o vice-líder de 2018 com 45 pontos, nove a menos do que Sebastian Vettel, da Ferrari.

“Estava numa terra de ninguém, não tinha ritmo. Estava apenas a tentar segurar o que eu tinha. Obviamente, temos uma dura batalha pela frente; eu, particular­mente, ainda mais. Vou falar individual­mente, mas acho que isso vale para a equipe: estamos a ter um desempenho ruim”, sentenciou.

 ?? DR ?? Piloto australian­o da equipa Red Bull, conquistou a primeira vitória da temporada
DR Piloto australian­o da equipa Red Bull, conquistou a primeira vitória da temporada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola