Pri­mei­ro-Mi­nis­tro con­fir­ma­do no car­go

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

O novo pri­mei­ro-mi­nis­tro da Etiópia, Abiy Ah­med, ini­ci­ou um novo ci­clo na pos­tu­ra do Go­ver­no, ten­do jan­ta­do es­te fim de se­ma­na com os prin­ci­pais lí­de­res da opo­si­ção.

Du­ran­te o jan­tar com a opo­si­ção, que Abiy Ahemd dis­se ser o pri­mei­ro mas não o úl­ti­mo, o novo pri­mei­ro­mi­nis­tro da Etiópia re­ve­lou que uma das su­as pri­o­ri­da­des vai ser man­ter en­con­tros fre­quen­tes com to­das as for­ças da so­ci­e­da­de etío­pe de for­ma a en­con­trar al­ter­na­ti­vas às pro­pos­tas do Go­ver­no. Nu­ma bre­ve in­ter­ven­ção, o pri­mei­ro-mi­nis­tro su­bli­nhou a ideia de que são ne­ces­sá­ri­as to­das as con­tri­bui­ções pa­ra a so­lu­ção dos mui­tos pro­ble­mas que afec­tam o país.

“Es­ta­mos pron­tos pa­ra ini­ci­ar um pro­ces­so de diá­lo­go cons­tan­te e cons­tru­ti­vo co­mo qui­ser, ho­nes­ta­men­te, aju­dar-nos a re­sol­ver os pro­ble­mas”, dis­se. Re­cen­te­men­te, o go­ver­no etío­pe ti­nha si­do acu­sa­do pe­la opo­si­ção de usar a im­pren­sa co­mo for­ma de in­flu­en­ci­ar a po­pu­la­ção no sen­ti­do de a fa­zer crer que to­dos os pro­ble­mas da Etiópia se fi­cam a de­ver a quem pen­sa de for­ma di­fe­ren­te das pes­so­as que es­tão no po­der.

Es­te jan­tar cul­mi­nou um pé­ri­plo de qua­tro di­as que o novo pri­mei­ro-mi­nis­tro efec­tu­ou a vá­ri­as re­giões do país, nal­gu­mas das quais foi re­ce­bi­do com ma­ni­fes­ta­ções de pro­tes­tos. Nes­tas su­as vi­si­tas, o res­pon­sá­vel en­con­trou-se com mi­lha­res de des­lo­ca­dos ví­ti­mas dos con­fron­tos ét­ni­cos que se ini­ci­a­ram em 2015 e que me­re­ce­ram a se­ma­na pas­sa­da mais uma no­ta de con­de­na­ção do Con­gres­so dos Es­ta­dos Uni­dos.

Ape­sar des­ta con­de­na­ção, a Etiópia con­ti­nua a ser um dos mais fir­mes ali­a­dos dos Es­ta­dos Uni­dos na lu­ta con­tra o ter­ro­ris­mo. Os EUA tam­bém apoi­a­ram a de­ci­são que o go­ver­no etío­pe adop­tou em Fe­ve­rei­ro de man­ter em vi­gor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.