En­con­tra­do sub­ma­ri­no dos na­zis

Jornal de Angola - - MUNDO -

Um ra­ro sub­ma­ri­no, su­pos­ta­men­te usa­do pa­ra uma mis­te­ri­o­sa ope­ra­ção de fu­ga en­vol­ven­do na­zis­tas de al­to es­ca­lão, foi des­co­ber­to perto da Dinamarca.

Os res­tos de um ra­ro sub­ma­ri­no ale­mão, mui­to avan­ça­do pa­ra a tec­no­lo­gia ma­rí­ti­ma de seu tem­po, fo­ram en­con­tra­dos na área de Ska­ger­rak, perto da cos­ta da Dinamarca, co­mo re­sul­ta­do do tra­ba­lho do Mu­seu de Guerra Na­val da Ju­tlân­dia pa­ra ma­pe­ar, e even­tu­al­men­te re­ti­rar, des­tro­ços ma­rí­ti­mos no mar do Nor­te, re­por­ta a agên­cia de no­tí­ci­as TV2.

O sub­ma­ri­no ale­mão U3523 foi afun­da­do por um bom­bar­dei­ro bri­tâ­ni­co B-24 Li­be­ra­tor em 6 de Maio de 1945, o mes­mo dia em que as For­ças Ali­a­das li­ber­ta­ram a Dinamarca da ocu­pa­ção ale­mã na­zis­ta. To­dos os 58 tri­pu­lan­tes mor­re­ram.

“Es­te era um sub­ma­ri­no mui­to es­pe­ci­al. Foi o sub­ma­ri­no mais avan­ça­do que os ale­mães cons­truí­ram du­ran­te a Se­gun­da Guerra Mun­di­al. Era mui­to mo­der­no e es­ta­va mui­to à fren­te do seu tem­po”, dis­se Gert Nor­mann An­der­sen, di­rec­tor do mu­seu da Ju­tlân­dia. Se­gun­do ele, so­men­te dois des­ses 118 sub­ma­ri­nos en­tra­ram em ser­vi­ço. Ac­tu­al­men­te exis­te ape­nas um exem­plar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.