Par­ti­do de Mer­kel dis­cor­da de Macron

Jornal de Angola - - MUNDO -

O par­ti­do da chan­ce­ler An­ge­la Mer­kel (União De­mo­cra­ta Cris­tã) cri­ti­cou on­tem a ideia de cri­ar um or­ça­men­to es­pe­cí­fi­co da zo­na eu­ro pa­ra apoi­ar os in­ves­ti­men­tos.

A nú­me­ro dois do par­ti­do, An­ne­gret Kramp-Kar­ren­bau­er, pró­xi­ma da chan­ce­ler ale­mã, co­men­tou os pro­pó­si­tos do Pre­si­den­te fran­cês, Em­ma­nu­el Macron, so­bre a Zo­na Eu­ro.

“Não pen­so que se­ja uma boa ideia ter um se­gun­do or­ça­men­to se­pa­ra­do do que já exis­te pa­ra a União Eu­ro­peia (UE)”, afir­mou, sa­li­en­tan­do que a UE já en­fren­ta vá­ri­os de­sa­fi­os or­ça­men­tais na sequên­cia do Bre­xit.

Adi­an­tou ain­da que os paí­ses da zo­na do eu­ro já re­pre­sen­tam 85 por cen­to do or­ça­men­to to­tal da UE, pe­lo que a ques­tão prin­ci­pal é o or­ça­men­to da União Eu­ro­peia”. Kramp-Kar­ren­bau­er fa­la­va após uma reu­nião en­tre de­pu­ta­dos do Par­ti­do De­mo­cra­ta Cris­tão e seu ali­a­do bá­va­ro (CSU), um mo­vi­men­to ain­da mais cép­ti­co em re­la­ção às pro­pos­tas eu­ro­pei­as do Pre­si­den­te fran­cês, Em­ma­nu­el Macron. Os de­pu­ta­dos já to­ma­ram uma po­si­ção que re­flec­te o seu cep­ti­cis­mo, em par­ti­cu­lar no que diz res­pei­to ao pro­jec­to do Fun­do Mo­ne­tá­rio Eu­ro­peu (FME) que en­vol­ve um me­ca­nis­mo pa­ra aju­dar os paí­ses em dificuldades na zo­na do eu­ro.

Os de­pu­ta­dos con­ser­va­do­res de An­ge­la Mer­kel con­di­ci­o­nam a cri­a­ção de um me­ca­nis­mo des­te gé­ne­ro à re­for­ma dos tra­ta­dos eu­ro­peus, o que tor­na a sua cri­a­ção mui­to im­pro­vá­vel. Exi­gem, além dis­to, que o me­ca­nis­mo se­ja in­de­pen­den­te da Co­mis­são Eu­ro­peia que con­si­de­ram de­ma­si­a­do to­le­ran­te com os Es­ta­dos-mem­bros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.