An­go­la con­ti­nua em que­da

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A pro­du­ção pe­tro­lí­fe­ra de An­go­la vol­tou a cair em Mar­ço, en­quan­to a Nigéria au­men­tou e re­for­çou a liderança em Áfri­ca, re­ve­la o re­la­tó­rio men­sal do mer­ca­do pe­tro­lí­fe­ro re­la­ti­vo a Abril da Or­ga­ni­za­ção dos Paí­ses Pro­du­to­res de Pe­tró­leo (OPEP).

O qua­dro ba­se­a­do na co­mu­ni­ca­ção di­rec­ta in­di­ca que a pro­du­ção de An­go­la caiu dois mil bar­ris por dia (bpd) pa­ra 1,496 mi­lhões de bpd, en­quan­to a da Nigéria au­men­tou 50,3 mil bpd pa­ra 1,686 mi­lhões de bpd, um di­fe­ren­ci­al de 190 mil bar­ris por dia.

O qua­dro ba­se­a­do em fon­tes se­cun­dá­ri­as re­ve­la, por seu tur­no, que a pro­du­ção de An­go­la caiu 81,7 mil bar­ris por dia pa­ra 1,524 mi­lhões de bpd, ao pas­so que a da Nigéria au­men­tou 18,3 mil bar­ris por dia pa­ra 1,810 mi­lhões de bpd, um di­fe­ren­ci­al nes­te ca­so de 286 mil bar­ris por dia.

Em Fe­ve­rei­ro, mês mais re­cen­te pa­ra o qual o re­la­tó­rio pu­bli­ca da­dos, An­go­la man­te­ve-se co­mo um dos prin­ci­pais for­ne­ce­do­res de pe­tró­leo à Chi­na, mas em ter­cei­ro lu­gar, com uma quo­ta de 12 por cen­to, sen­do su­pe­ra­da uni­ca­men­te pe­la Rús­sia, com 16 por cen­to e pe­la Ará­bia Sau­di­ta, com 14 por cen­to.

O re­la­tó­rio in­di­ca ain­da que nes­se mês as ven­das an­go­la­nas à Chi­na caí­ram 128 mil bar­ris por dia, as da Rús­sia re­du­zi­ram-se em 18 mil bpd, ao pas­so que as da Ará­bia Sau­di­ta au­men­ta­ram em 198 mil bar­ris por dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.