ONG aju­da a com­ba­ter o si­da e a tu­ber­cu­lo­se

Jornal de Angola - - REGIÕES - We­za Pas­co­al | Me­non­gue

Um to­tal de 200 ci­da­dãos da comuna do Mis­som­bo, a 16 qui­ló­me­tros da ci­da­de de Me­non­gue, fi­ze­ram vo­lun­ta­ri­a­men­te o tes­te de VIH/si­da e tu­ber­cu­lo­se, du­ran­te o fim­de-se­ma­na, em res­pos­ta a uma cam­pa­nha pro­mo­vi­da pe­la or­ga­ni­za­ção não-go­ver­na­men­tal Mis­são de Be­ne­fi­cên­cia Agro­pe­cuá­ria do Ku­ban­go, In­clu­são, Tec­no­lo­gia e Am­bi­en­te (Mba­ki­ta).

Se­gun­do o co­or­de­na­dor da cam­pa­nha , Constantino Tchi­kon­di­co, o pla­no de pre­ven­ção e con­tro­lo do VIH/Si­da e da Tu­ber­cu­lo­se abran­ge as pro­vín­ci­as do Cu­ne­ne, Huí­la e Na­mi­be. “Es­te pro­jec­to vi­sa in­for­mar os ci­da­dãos so­bre os mé­to­dos de pre­ven­ção e as cau­sas de con­tá­gio. As mu­lhe­res grá­vi­das de­vem sa­ber o que fa­zer em ca­so de con­traí­rem o VIH/Si­da pa­ra não o trans­mi­ti­rem ao fe­to”, dis­se.

Constantino Tchi­kon­di­co in­for­mou que na pro­vín­cia do Cu­an­do Cu­ban­go o pro­jec­to é fi­nan­ci­a­do pe­lo Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to (PNUD), e tem o apoio da Direcção Pro­vin­ci­al da Saú­de e da Or­ga­ni­za­ção Não-go­ver­na­men­tal Aju­da do De­sen­vol­vi­men­to de Po­vo pa­ra Po­vo (ADPP), que for­mou 21 ac­ti­vis­tas co­mu­ni­tá­ri­os.

O agen­te da Mba­ki­ta dis­se que a pri­mei­ra fa­se do pro­gra­ma-pi­lo­to de pre­ven­ção e con­tro­lo de VIH/Si­da foi im­ple­men­ta­do há um ano ape­nas no mu­ni­cí­pio de Me­non­gue. “Criá­mos es­te pro­gra­ma pa­ra com­ba­ter as do­en­ças que mais ata­cam as co­mu­ni­da­des, o VIH/Si­da e a tu­ber­cu­lo­se.”

Um dos grandes de­sa­fi­os da Mba­ki­ta é ex­pan­dir o pro­jec­to pa­ra os res­tan­tes municípios do Cu­an­do Cu­ban­go pa­ra que to­da a po­pu­la­ção es­te­ja in­for­ma­da so­bre o seu es­ta­do se­ro­ló­gi­co. “O com­ba­te ao VIH/Si­da e a tu­ber­cu­lo­se não com­pe­te ape­nas ao Mi­nis­té­rio da Saú­de mas a to­da po­pu­la­ção, que de­ve aca­tar os con­se­lhos dos ac­ti­vis­tas co­mu­ni­tá­ri­os pa­ra pre­ve­ni­rem as pa­to­lo­gi­as”, adi­an­tou.

A po­pu­la­ção que fez os tes­tes re­ce­beu 200 mos­qui­tei­ros im­preg­na­dos com in­sec­ti­ci­da pa­ra pre­ven­ção da ma­lá­ria.

SAN­TOS PEDRO | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Cen­te­nas de mu­ní­ci­pes fi­ze­ram tes­tes vo­lun­tá­ri­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.