Alu­nos vol­ta­ram on­tem às au­las

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Ale­xa So­nhi

As es­co­las do en­si­no ge­ral, na pro­vín­cia de Lu­an­da, re­tor­na­ram as au­las on­tem, de­pois de te­rem fi­ca­do pa­ra­li­sa­das por uma se­ma­na de­vi­do à gre­ve con­vo­ca­da pe­lo Sin­di­ca­to Na­ci­o­nal de Pro­fes­so­res, que re­cla­mam me­lho­res con­di­ções de tra­ba­lho e sa­la­ri­ais.

O Jor­nal de An­go­la saiu à rua e cons­ta­tou que em mui­tas es­co­las da ca­pi­tal os alu­nos e pro­fes­so­res com­pa­re­ce­ram em mas­sa des­de as pri­mei­ras ho­ras da ma­nhã.

No Lar­go das Es­co­las, no Dis­tri­to Ur­ba­no da Mai­an­ga, on­de es­tão con­cen­tra­dos os mai­o­res es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no ge­ral da ca­pi­tal, as ba­tas bran­cas dos alu­nos sal­ta­vam à vis­ta de tran­seun­tes e au­to­mo­bi­lis­tas que cir­cu­la­vam pe­las re­don­de­zas, o que in­di­ca­va o re­gres­so às au­las.

Na es­co­la Ngo­la Ki­lu­an­ji, que tem ins­cri­tos, es­te ano lec­ti­vo, 7.687 alu­nos, o re­gres­so às au­las acon­te­ceu sem cons­tran­gi­men­to al­gum, con­for­me ga­ran­tiu ao Jor­nal de An­go­la, An­tó­nio Er­nes­to, di­rec­tor da es­co­la.

An­tó­nio Er­nes­to dis­se que a direcção da es­co­la Ngo­la Ki­lu­an­ji es­tá fe­liz por no­tar um mo­vi­men­to nor­mal co­mo se não ti­ves­se saí­do de uma gre­ve. "As sa­las de au­la es­tão abar­ro­ta­das, co­mo sem­pre, mui­tos pro­fes­so­res com­pa­re­ce­ram e co­bri­ram o seu tem­po lec­ti­vo com nor­ma­li­da­de".

Na es­co­la Ni­mi a Lu­ke­ni, lo­ca­li­za­da no Dis­tri­to Ur­ba­no do Ran­gel, com uma po­pu­la­ção es­ti­ma­da em 1.260 es­tu­dan­tes, tam­bém hou­ve mo­vi­men­ta­ção de alu­nos e pro­fes­so­res.

O di­rec­tor, Mi­guel de Li­ma Domingos, dis­se que os alu­nos apa­re­ce­ram com to­da a an­si­e­da­de pa­ra con­ti­nu­a­rem os es­tu­dos, e os pro­fes­so­res re­to­ma­ram o tra­ba­lho sem cons­tran­gi­men­tos e com es­pí­ri­to pro­fis­si­o­nal.

AGOS­TI­NHO NARCISO | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Alu­nos re­gres­sa­ram com sa­tis­fa­ção às es­co­las

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.