Adi­a­do jul­ga­men­to de Ra­fa­el Mar­ques

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da vol­tou on­tem a adi­ar, pa­ra o dia 24 de Abril, às 10h00, a se­gun­da ses­são de jul­ga­men­to do jornalista e ac­ti­vis­ta po­lí­ti­co Ra­fa­el Mar­ques, de­vi­do à au­sên­cia do ofen­di­do, o ex-pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca João Ma­ria de Sou­sa, que de­ve­rá ser ou­vi­do na se­de da pro­cu­ra­do­ria.

A de­ci­são foi apre­sen­ta­da pe­la juí­za da cau­sa, Jo­si­na Ferreira Fal­cão, no iní­cio da ses­são de on­tem, ar­gu­men­tan­do que os ad­vo­ga­dos de acu­sa­ção so­li­ci­ta­ram que o ex-pro­cu­ra­dor-ge­ral fos­se ou­vi­do em au­di­ên­cia, mas nou­tro lo­cal, aten­den­do ao fo­ro es­pe­ci­al de que go­za à luz da le­gis­la­ção.

"Ten­do em con­ta que o ofen­di­do en­con­tra-se ju­bi­la­do e por­que o tri­bu­nal des­co­nhe­ce a sua re­si­dên­cia, não há in­con­ve­ni­en­te da par­te do tri­bu­nal em ou­vir o ofen­di­do. O mes­mo in­di­cou a se­de da Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca pa­ra o lo­cal da in­qui­si­ção", anun­ci­ou a juí­za.

No pro­ces­so em que é tam­bém ar­gui­do o jornalista Mariano Brás, Ra­fa­el Mar­ques é acu­sa­do por João Ma­ria de Sou­sa de cri­mes de in­jú­ria e ul­tra­je ao ór­gão de so­be­ra­nia, após quei­xa apre­sen­ta­da em 2017. Em cau­sa es­tá uma no­tí­cia de No­vem­bro de 2016, di­vul­ga­da no por­tal de in­ves­ti­ga­ção jor­na­lís­ti­ca Ma­ka An­go­la, do jornalista Ra­fa­el Mar­ques, com o título "Pro­cu­ra­dor-Ge­ral da Re­pú­bli­ca en­vol­vi­do em cor­rup­ção", que de­nun­ci­a­va o ne­gó­cio ale­ga­da­men­te ilí­ci­to re­a­li­za­do por João Ma­ria de Sou­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.