Bre­ves

Jornal de Angola - - DESPORTO - An­tó­nio Cristóvão

DOIS SUL-AME­RI­CA­NOS E UM AFRICANO LI­DE­RAM A LIS­TA DOS MARCADORES

Os avan­ça­dos Jo­nas, Li­o­nel Mes­si e Moha­med Sa­lah su­pe­ra­ram Rau­no Sap­pi­nen e Al­bert Pro­se, que par­ti­lha­vam a hon­ra de se­rem os jo­ga­do­res com mais go­los mar­ca­dos em 13 cam­pe­o­na­tos da União das Fe­de­ra­ções Eu­ro­pei­as de Fu­te­bol (UEFA) . Jo­nas li­de­ra o ran­king, mas Sa­lah e Mes­si co­man­dam a clas­si­fi­ca­ção da Bo­ta de Ou­ro Eu­ro­pa Sport Mé­dia (pré­mio atri­buí­do pe­la mé­dia des­por­ti­va eu­ro­peia), uma vez que os ten­tos nas di­fe­ren­tes Li­gas têm pe­sos di­fe­ren­tes. O pon­ta de lan­ça do Ben­fi­ca co­man­da a ar­ti­lha­ria com 33 go­los, re­sul­ta­do de 28 jo­gos, a se­guir Moha­med Sa­lah do Li­ver­po­ol com 30, em 28 par­ti­das e Leonel Mes­si do Bar­ce­lo­na ocu­pa o ter­cei­ro pos­to com me­nos um (29) em 31 en­con­tros. In­te­gram ain­da a lis­ta, Ro­bert Lewan­dows­ki, do Bayern de Mu­ni­que, com 27 go­los em igual nú­me­ros de jo­gos, a par de Ci­ro Im­mo­bi­le, da La­zio, (27) e (29), ao pas­so que Ba­fé­tim­bi Go­mis do Ga­la­ta­sa­ray com me­nos um ten­to(26) em (28) jo­gos.

VALVERDE ES­TÁ DESPREOCUPADO COM A SAÍ­DA DE INIESTA

O ci­clo de An­drés Iniesta es­tá a che­gar ao fim no Bar­ce­lo­na, mas es­sa si­tu­a­ção não pa­re­ce pre­o­cu­par o téc­ni­co Er­nes­to Valverde, por­que re­cor­dou que ou­tros grandes jo­ga­do­res saí­ram e o clu­be pros­se­guiu a cres­cer.

“Saí­da de Iniesta? Já acon­te­ceu com ou­tros jo­ga­do­res e o clu­be se­guiu em fren­te”, afir­mou Valverde, em con­fe­rên­cia de im­pren­sa.

A im­pren­sa es­pa­nho­la re­ve­la que o ca­te­go­ri­za­do mé­dio An­drés Iniesta de­ci­diu o seu fu­tu­ro e que vai co­lo­car um pon­to fi­nal na sua car­rei­ra no Bar­ce­lo­na no fi­nal da tem­po­ra­da.

De acordo com a Mar­ca, Iniesta, que faz 34 anos em Maio, con­si­de­ra que o seu per­cur­so no Bar­ce­lo­na che­gou ao fim e vai ofi­ci­a­li­zar a sua de­ci­são de­pois do fi­nal da Ta­ça de Espanha.

O mé­dio es­pa­nhol, que jo­ga no Bar­ce­lo­na há 16 tem­po­ra­das, ain­da pre­ten­de con­ti­nu­ar a jo­gar e vai par­tir pa­ra a Chi­na, on­de tem uma pro­pos­ta mi­li­o­ná­ria pa­ra re­ce­ber 30 mi­lhões de eu­ros. Se­bas­tião Ar­sé­nio “Lo­ve” Ca­bun­gu­la, 39 anos, é o novo trei­na­dor da Se­lec­ção Na­ci­o­nal de Sub-17 de fu­te­bol, apu­rou, on­tem, o Jor­nal de An­go­la no cam­po do São Paulo, de um fun­ci­o­ná­rio do De­par­ta­men­to Téc­ni­co da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Fu­te­bol (FAF).

“Lo­ve” Ca­bun­gu­la, que subs­ti­tuiu no car­go Si­mão Co­xe “Lan­gui­nha”, es­tá a fre­quen­tar um cur­so em Lis­boa, Portugal, há mais de uma se­ma­na.

O ex-avan­ça­do do ASA e dos Pa­lan­cas Ne­gras ori­en­ta os Sub-17 na eli­mi­na­tó­ria de apu­ra­men­to à fa­se fi­nal da 13,ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Africano das Na­ções (CAN), a ter lu­gar em 2019, na Tan­zâ­nia.

Além da eli­mi­na­tó­ria do CAN'2019, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal dis­pu­ta de 17 a 22 de Ju­lho a fa­se fi­nal do tor­neio da Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP), a de­cor­rer em São Tomé e Prín­ci­pe.

Du­ran­te a sua car­rei­ra, “Lo­ve” Ca­bun­gu­la mar­cou 94 go­los e dis­pu­tou 237 jo­gos, re­par­ti­dos en­tre a Se­lec­ção Na­ci­o­nal de Hon­ras e clu­bes (ASA, Sa­gra­da Es­pe­ran­ça, Re­cre­a­ti­vo da Caá­la, Ka­bus­corp do Pa­lan­ca, Pe­tro de Lu­an­da e 1º de Agos­to).

En­quan­to atle­ta, o pon­to mais al­to foi ali­nhar pe­los Pa­lan­cas Ne­gras no Cam­pe­o­na­to do Mun­do, em 2006, na Alemanha. Ca­bun­gu­la con­quis­tou uma Ta­ça Co­sa­fa, foi te­tra­cam­peão do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da I Di­vi­são, Gi­ra­bo­la, e du­as ve­zes elei­to me­lhor mar­ca­dor (2004 e 2005), pe­los avi­a­do­res.

A par da res­ci­são de con­tra­to com Si­mão “Lan­gui­nha”, a FAF en­cer­rou tam­bém o vín­cu­lo com os téc­ni­cos Bru­no “Ca­ma­ra”, dos Pa­lan­qui­nhas, Au­gus­to Manuel “Leão” (pre­pa­ra­dor fí­si­co dos Sub-20) e Da­ni­el Mu­em­ba “Chi­la”, que aguar­da pe­la re­no­va­ção de con­tra­to.

O Jor­nal de An­go­la pro­cu­rou con­tac­tar on­tem, via te­le­fo­ne, o pre­si­den­te, Ar­tur Almeida e Sil­va, mas sem su­ces­so.

Se­lec­ção de Sub-17

As cor­rec­ções dos mo­vi­men­tos du­ran­te um jo­go do­mi­nam ho­je, às 7h00, a ses­são de trei­no da Se­lec­ção Na­ci­o­nal de Sub-17, no “Quin­ta­lão” do São Paulo, vi­san­do a dis­pu­ta da eli­mi­na­tó­ria do CAN´2019, na Tan­zâ­nia.

Nes­ta fa­se de pre­pa­ra­ção, o co­or­de­na­dor das se­lec­ções Na­ci­o­nais jo­vens e trei­na­dor prin­ci­pal dos Pa­lan­qui­nhas, Sil­ves­tre "Pe­lé" fez sa­ber que o gru­po vai tra­ba­lhar três ve­zes por se­ma­na, a se­guir os jo­ga­do­res são dis­pen­sa­dos aos clu­bes na quin­ta-fei­ra, por cau­sa dos jo­gos do Cam­pe­o­na­to Pro­vin­ci­al de Fu­te­bol da I Di­vi­são de Lu­an­da.

On­tem, nu­ma ses­são con­cor­ri­da ori­en­ta­da por Jo­sé Sil­ves­tre “Pe­lé” a pon­tu­a­li­da­de e dis­ci­pli­na fo­ram abor­da­das, mas sal­tou à vis­ta a au­sên­cia de um pre­pa­ra­dor fí­si­co pa­ra tra­ba­lhar com os atle­tas, en­quan­to Da­ni­el Mu­em­ba “Chi­la” ori­en­tou o trei­na­men­to es­pe­ci­fi­co dos guar­da-re­des.

Na edi­ção pas­sa­da, An­go­la ocu­pou o quar­to lu­gar do Gru­po B, com um pon­to, atrás da Tan­zâ­nia no ter­cei­ro lu­gar, com qua­tro. O Ní­ger fi­cou no se­gun­do pos­to com qua­tro pon­tos, en­quan­to o Ma­li foi o lí­der com se­te.

Aca­de­mia de Fu­te­bol de An­go­la (AFA) do­mi­na a con­vo­ca­tó­ria dos Sub-17, com dez atle­tas, se­gui­do pe­lo 1º de Agos­to, com no­ve e Pe­tro de Lu­an­da com cin­co. In­ter­clu­be for­ne­ceu qua­tro atle­tas, en­quan­to o Re­al Sam­bi­la FC ce­deu ape­nas um.

Si­mão “Lan­gui­nha”, na épo­ca trei­na­dor prin­ci­pal dos Sub-17 con­vo­cou: Francisco Júnior, Pedro Ban­ga, Jo­a­quim Manuel, Pau­li­no, An­tó­nio Ge­ral­do, Eno­que Ben­ja­mim, Ed­mil­son Cam­bi­la, Ale­xan­dre Domingos, Je­re­mi­as Vic­tor e Tel­son Iná­cio (AFA), Ca­pi­ta, Eno­que, Zi­to, Re­na­to, Gaspar Mo­rais, Adriano Zu­la, Ale­xan­dre So­la, Manuel Lon­da­ca Afon­so Bin­ga (1.º de Agos­to), Fer­raz, Pau­li­no, Be­ne­di­to, Ze­zi­nho e Jo­sé Cam­bin­ga­no (Pe­tro de Lu­an­da), Ca­le­bi (Re­al Sam­bi­la FC), An­dré Da­vid, Lu­ci­a­no dos San­tos e Ab­dul da Con­cei­ção (In­ter­clu­be).

Nes­te gru­po de jo­ga­do­res, de acordo com mem­bros do De­par­ta­men­to Téc­ni­co das Se­lec­ções Na­ci­o­nais, vão ser in­cluí­dos mais 31 atle­tas ten­do em vis­ta a pre­sen­ça no tor­neio da CPLP.

Na car­rei­ra, “Lo­ve” mar­cou 94 go­los e dis­pu­tou 237 jo­gos, re­par­ti­dos en­tre a Se­lec­ção Na­ci­o­nal de Hon­ras e clu­bes (ASA, Sa­gra­da, Caá­la, Ka­bus­corp do Pa­lan­ca, Pe­tro de Lu­an­da e 1º de Agos­to)

DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.