Mi­nis­tra pe­de em­pe­nho de di­rec­to­res de es­co­las

Jornal de Angola - - DESPORTO - Kayi­la Sil­vi­na

A mi­nis­tra da Edu­ca­ção, Ma­ria Cân­di­da Tei­xei­ra, de­fen­deu me­lho­ri­as na qua­li­da­de do en­si­no e na pre­pa­ra­ção dos alu­nos, pa­ra o re­lan­ça­men­to do pro­ces­so de apren­di­za­gem em to­do o país, nu­ma alu­são às re­for­mas edu­ca­ti­vas.

Cân­di­da Tei­xei­ra fa­la­va num en­con­tro com di­rec­to­res de di­ver­sas ins­ti­tui­ções de en­si­no em Mbanza Kongo, pro­vín­cia do Zaire, on­de per­ma­ne­ceu 24 ho­ras a ra­di­o­gra­far o sec­tor que di­ri­ge.

“A nos­sa mis­são é for­mar alu­nos que pos­sam ser­vir a so­ci­e­da­de e o país em ge­ral”, afir­mou a mi­nis­tra da Edu­ca­ção, à mar­gem do ac­to da to­ma­da de pos­se dos di­rec­to­res das es­co­las, no­me­a­dos re­cen­te­men­te pe­lo go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Zaire, Jo­sé Jo­a­nes An­dré.

A mi­nis­tra da Edu­ca­ção, pe­diu mai­or en­ga­ja­men­to dos di­rec­to­res das es­co­las e pro­fes­so­res vin­cu­la­dos ao sis­te­ma de en­si­no no Zaire, pa­ra que pos­sam acom­pa­nhar o de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co, per­mi­tin­do des­te mo­do o me­lho­ra­men­to da qua­li­da­de do seu tra­ba­lho na so­ci­e­da­de. “A ac­tu­a­ção dos pro­fes­so­res de­ve sig­ni­fi­car qua­li­da­de, mu­dan­ça e mo­der­ni­da­de no pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­gem”, ex­pli­cou a mi­nis­tra da Edu­ca­ção.

Em Mbanza Kongo, Ma­ria Cân­di­da Tei­xei­ra vi­si­tou es­co­las e lo­cais his­tó­ri­cos da re­gião, no­me­a­da­men­te o Ku­lum­bim­bi, a pri­mei­ra igre­ja cons­truí­da a sul do Equa­dor, o Mu­seu dos Reis do Kongo, Ta­di Dia Bu­ki­kua, en­tre ou­tros lo­cais.

Cons­ta da agen­da de tra­ba­lho da mi­nis­tra da Edu­ca­ção à pro­vín­cia do Zaire, a des­lo­ca­ção ho­je ter­ça-fei­ra aos municípios do Tom­bo­co, Nze­to e Soyo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.