Zim­babwe re­gres­sa aos pal­cos in­ter­na­ci­o­nais

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O Zim­babwe par­ti­ci­pa, a con­vi­te do Rei­no Uni­do, na Cimeira da Commonwealth que co­me­ça ho­je em Lon­dres, re­gres­san­do des­ta for­ma aos pal­cos in­ter­na­ci­o­nais, 15 anos de­pois de ter si­do sus­pen­so da co­mu­ni­da­de bri­tâ­ni­ca.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio de Es­ta­do dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros zim­babwe­a­no, Jo­ey Bimha, ci­ta­do pe­la agên­cia no­ti­ci­o­sa Fran­ce Press (AFP), o Zim­babwe se­rá re­pre­sen­ta­do nos tra­ba­lhos, pe­lo che­fe da di­plo­ma­cia, Si­bu­si­no Moyo, que não par­ti­ci­pa­rá, po­rém, nas de­li­be­ra­ções fi­nais.

O Zim­babwe não par­ti­ci­pa­va na cimeira bri­tâ­ni­ca des­de 2003, na sequên­cia das elei­ções ge­rais de en­tão, mar­ca­das pe­la vi­o­lên­cia e por acu­sa­ções de frau­de. “O mi­nis­tro Si­bu­si­no Moyo foi con­vi­da­do pe­lo seu ho­mó­lo­go bri­tâ­ni­co Bo­ris John­son, mas não par­ti­ci­pa­rá nas de­li­be­ra­ções”, re­fe­riu Bimh.

Sa­li­en­tou que a par­ti­ci­pa­ção do Zim­babwe nos tra­ba­lhos da cimeira de­mons­tra a von­ta­de do novo Che­fe de Es­ta­do, Em­mer­son Mnan­gagwa, em me­lho­rar as re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais e de de­sen­vol­ver os in­ves­ti­men­tos es­tran­gei­ros no país.

“O Pre­si­den­te Em­mer­son Mnan­gagwa já dis­se que fa­rá tu­do o que for ne­ces­sá­rio pa­ra re­to­mar o con­tac­to com o mun­do”, lem­brou.

O Zim­babwe co­me­çou a fi­car ca­da vez mais iso­la­do no mun­do, du­ran­te a dé­ca­da de 1990, fa­ce à go­ver­na­ção de Ro­bert Mu­ga­be, que pre­si­diu o país en­tre 1980 (ano da in­de­pen­dên­cia) e No­vem­bro de 2017, quan­do foi for­ça­do, aos 93 anos, a aban­do­nar o po­der num "gol­pe de for­ça" quer do exér­ci­to quer a União Na­ci­o­nal Afri­ca­na do Zim­babwe - Fren­te Pa­trió­ti­ca (ZANU-PF), par­ti­do que li­de­rou tam­bém até en­tão.

An­ti­go vi­ce-pre­si­den­te Em­mer­son Mnan­gagwa, 75 anos, pro­me­teu re­lan­çar a eco­no­mia e as fi­nan­ças que o re­gi­me de Mu­ga­be dei­xou ar­rui­na­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.