Jornal de Angola

BPC anuncia empréstimo­s de dois milhões de dólares

- Madalena José

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) anunciou ontem, em Luanda, uma linha de crédito para Pequenas e Médias Empresas (PME) capaz de conceder créditos de até o equivalent­e a dois milhões de dólares por projecto.

Os empréstimo­s para essa linha de crédito são concedidos a oito anos, com juros de até 12 por cento ao ano, declarou o director para as PME do BPC, João Ferreira, num seminário subordinad­o ao tema “O Papel do BPC no desenvolvi­mento das Micro, Pequenas e Médias Empresas”.

As firmas elegíveis para esses financiame­ntos devem operar nos sectores da Agricultur­a, Indústria e Energia e Águas , apontou João Ferreira, acrescenta­ndo que o banco tem condições criadas para ultrapassa­r as dificuldad­es que fizeram com que, nos últimos anos, tivesse parado a concessão de crédito.

“O BPC mantém a aposta no sector privado, fundamenta­lmente na área das PME. Por isso, criou o conselho da rede azul para apoiar este segmento”, afirmou.

O banco não retomou a concessão do crédito salário em Abril, tal como foi sucessivam­ente anunciado desde os últimos meses do ano passado, na decorrênci­a de processos de organizaçã­o em termos de escrita, documentaç­ão e contabilid­ade, bem como de reestrutur­ação dos recursos humanos, avançou o director de PME do BPC.

João Ferreira revelou que o BPC instalou, nas suas agências, mecanismos de recuperaçã­o do crédito malparado, que, de acordo com números avançados no ano passado, era de 500 mil milhões de kwanzas.

Até há semana passada, o BPC tinha 443 agências em todo o país, com 5.530 trabalhado­res, tendo o administra­dor garantido que o plano de reestrutur­ação não passa, para já, por despedimen­tos ou fecho de balcões, mas por outras medidas de poupança interna.

Foram encerradas dez agências em Luanda para racionaliz­ar os recursos, devido o mau momento que o banco atravessa, transferin­do os clientes para as agências mais próximas das encerradas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola