Jornal de Angola

Supremo volta a rejeitar habeas corpus de Lula

-

Um habeas corpus do exPresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia recebido uma decisão negativa em 6 de Abril, em carácter liminar, um dia antes da sua prisão, voltou a ser rejeitado na segunda-feira.

O caminho processual era que o habeas corpus fosse julgado no mérito pela Quinta Turma do STJ, mas o ministro Felix Fischer, relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou o pedido, por entender que o pedido da defesa do ex-Presidente está prejudicad­o. Agora, o processo só deve ser levado aos juízes se a defesa entrar com um recurso (agravo de instrument­o), a questionar decisão do relator.

Quando a liminar da acção foi julgada, o pedido era “preventivo”, já que a prisão de Lula ainda não tinha sido efectivada. O exPresiden­te está preso na desde o dia 7 de Abril, condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por um apartament­o triplex. Os advogados pediam que fosse concedida liminar para suspender a execução provisória da pena até a conclusão do julgamento de mérito do habeas corpus.

 ?? DR ?? Ex-Presidente Lula
DR Ex-Presidente Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola