Re­pú­bli­ca Sa­a­rauí pe­de apoio a An­go­la

Jornal de Angola - - POLÍTICA - Gar­ri­do Fra­go­so

O mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros da Re­pú­bli­ca Ára­be Sa­a­rauí De­mo­crá­ti­ca (RASD), Moha­med Sa­lem, so­li­ci­tou o apoio e so­li­da­ri­e­da­de de An­go­la e de­mais Es­ta­dos da União Afri­ca­na (UA) co­mo for­ma de pres­si­o­nar o Go­ver­no de Mar­ro­cos a pôr ter­mo à ocu­pa­ção ile­gal de uma par­te do ter­ri­tó­rio da­que­le país afri­ca­no.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no fi­nal de um en­con­tro com o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Manuel Augusto, na se­de des­te de­par­ta­men­to mi­nis­te­ri­al, o mi­nis­tro sa­rauí trans­mi­tiu ao ho­mó­lo­go uma men­sa­gem de ami­za­de e so­li­da­ri­e­da­de do Pre­si­den­te da RASD pa­ra o Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no, João Lou­ren­ço.

Moha­med Sa­lem con­si­de­rou An­go­la co­mo um país “bas­tan­te in­flu­en­te” no con­ti­nen­te afri­ca­no, com o qual a Re­pú­bli­ca Ára­be Sa­a­rauí De­mo­crá­ti­ca man­tém re­la­ções de ami­za­de e co­o­pe­ra­ção “es­tra­té­gi­cas e his­tó­ri­cas”.

“O po­vo sa­rauí vê An­go­la co­mo um país que jo­ga um pa­pel im­por­tan­te no con­ti­nen­te e no mun­do, e ha­bi­li­ta­da a tra­ba­lhar pa­ra a pa­ci­fi­ca­ção de mui­tas Nações”, afir­mou o che­fe da di­plo­ma­cia sa­a­rauí, pa­ra qu­em “Áfri­ca de­ve as­su­mir as su­as res­pon­sa­bi­li­da­des” pe­ran­te a ocu­pa­ção de uma par­ce­la da RASD por Mar­ro­cos.

Sen­do Mar­ro­cos mem­bro da União Afri­ca­na, o mi­nis­tro sa­rauí con­si­de­rou "ina­cei­tá­vel" que o mes­mo per­sis­ta na ocu­pa­ção de uma par­te do ter­ri­tó­rio da RASD, aten­den­do que ru­bri­cou con­vé­ni­os que proí­bem a ocu­pa­ção pe­la for­ça das ar­mas de paí­ses vi­zi­nhos.

Com a apro­va­ção pe­lo Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Nações de uma re­so­lu­ção que re­no­va por mais seis me­ses o man­da­to da mis­são na­que­le país, Moha­med Sa­lem dis­se que es­te tem­po de­ve ser bem apro­vei­ta­do pa­ra pres­si­o­nar o Go­ver­no mar­ro­qui­no a pôr ter­mo à ocu­pa­ção ile­gal do ter­ri­tó­rio sa­rauí.

De­vi­do à si­tu­a­ção pre­va­le­cen­te no país, dis­se, o pri­mei­ro ob­jec­ti­vo do Go­ver­no é pôr ter­mo à ocu­pa­ção ile­gal de uma par­te do ter­ri­tó­rio e, de­pois, olhar pa­ra os sec­to­res da co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Manuel Augusto recebe ho­mó­lo­go da Re­pú­bli­ca Ára­be Sa­a­raui

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.