Mi­nis­tro re­ve­la or­dem pa­ra fe­char a Me­ca­na­gro

Jornal de Angola - - ECONOMIA - Ve­nân­cio Vic­tor | Ma­lan­je com a An­gop

O mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra, Marcos Nhun­ga, anun­ci­ou ter­ça-fei­ra, em Ma­lan­je, a ex­tin­ção, nos pró­xi­mos di­as, da Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Mecanização Agrícola (ME­CA­NA­GRO), con­si­de­ran­do-a in­viá­vel.

Es­ta de­ci­são re­sul­ta de ins­tru­ções re­ce­bi­das de­pois de uma ava­li­a­ção que o pe­lou­ro efec­tu­ou a al­gu­mas em­pre­sas do sec­tor agrícola em si­tu­a­ção de­fi­ci­tá­ria, afir­mou o mi­nis­tro à mar­gem do II Con­se­lho Téc­ni­co do Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Agrá­rio (IDA), que en­cer­rou on­tem, em Ma­lan­je, no fim de dois di­as de tra­ba­lhos.

Marcos Nhun­ga ga­ran­tiu o pa­ga­men­to dos sa­lá­ri­os em atra­so (há mais de um ano) aos tra­ba­lha­do­res da Me­ca­na­gro, al­guns dos quais se­rão in­se­ri­dos nas bri­ga­das agrí­co­las cri­a­das pe­lo Mi­nis­té­rio.

O mi­nis­tro acres­cen­tou que, nes­te mo­men­to é im­pos­sí­vel a Me­ca­na­gro con­ti­nu­ar a pres­tar ser­vi­ços me­ca­ni­za­dos de pre­pa­ra­ção de ter­ras, la­vou­ra, aber­tu­ra de estradas ter­ciá­ri­as e obras de en­ge­nha­ria ru­ral.

Co­lhei­ta far­ta

As co­lhei­tas da cam­pa­nha agrícola de 2018 a 2019, em fa­se de pre­pa­ra­ção, po­dem atin­gir as 20 mi­lhões de to­ne­la­das em to­do o país, de acor­do com pro­jec­ções apre­sen­ta­das ter­ça-fei­ra, em Ma­lan­je, pe­lo mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra e Flo­res­tas.

Marcos Nhun­ga, que dis­cur­sa­va na aber­tu­ra do II Con­se­lho Téc­ni­co do Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Agrá­rio, apon­tou pre­vi­sões pa­ra a co­lhei­ta de 11 mi­lhões de to­ne­la­das de tu­bér­cu­los, qua­tro mi­lhões de fru­tas, três mi­lhões de ce­re­ais, dois mi­lhões de hor­tí­co­las e 800 mil to­ne­la­das de le­gu­mi­no­sas.

O mi­nis­tro avan­çou que, pa­ra o al­can­ce de tais me­tas, se­rão pre­pa­ra­dos cer­ca de cin­co mi­lhões de hec­ta­res pa­ra o cul­ti­vo, sen­do 2,9 mi­lhões de for­ma ma­nu­al, dois mi­lhões com o re­cur­so à trac­ção ani­mal e 19 mil por mei­os me­ca­ni­za­dos.

Marcos Nhun­ga afir­mou que o Go­ver­no vai en­tre­gar ao sec­tor da agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar 2,4 mi­lhões de to­ne­la­das de se­men­tes de mi­lho, cem to­ne­la­das de mas­san­go, 330 de fei­jão man­tei­ga, 25 mi­lhões de es­ta­cas de man­di­o­ca, 4.500 to­ne­la­das de fer­ti­li­zan­tes, qua­tro mil to­ne­la­das de sul­fa­to de amó­nio, du­as mil to­ne­la­das de ureia e qua­tro mil to­ne­la­das de cal­cá­rio do­lo­mí­ti­co.

Se­rão igual­men­te dis­po­ni­bi­li­za­dos 40 mil char­ru­as de trac­ção ani­mal, pul­ve­ri­za­do­res e pre­pa­ra­ção me­ca­ni­za­da de mil hec­ta­res.

Marcos Nhun­ga con­si­de­rou que a apli­ca­ção do pla­no de de­sen­vol­vi­men­to do sec­tor pa­ra o quinqué­nio 2018/2022 re­quer pe­la me­lho­ria das vi­as se­cun­dá­ri­as e ter­ciá­ri­as, fa­ci­li­da­de de aces­so aos mer­ca­dos pa­ra per­mi­tir o es­co­a­men­to da pro­du­ção e a for­ma­ção de téc­ni­cos agrá­ri­os no meio ru­ral, pa­ra dar as­sis­tên­cia aos pro­du­to­res.

Du­ran­te a cam­pa­nha, as ini­ci­a­ti­vas ins­ti­tu­ci­o­nais es­ta­rão cen­tra­das na con­so­li­da­ção dos pro­gra­mas ini­ci­a­dos es­te ano e na pro­jec­ção de de­sa­fi­os ten­den­tes à re­a­bi­li­ta­ção da ca­pa­ci­da­de pro­du­ti­va das fa­mí­li­as e o as­se­gu­ra­men­to da trans­for­ma­ção da agri­cul­tu­ra de sub­sis­tên­cia em agri­cul­tu­ra ori­en­ta­da pa­ra o mer­ca­do.

“Is­so en­vol­ve a mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos e a re­a­li­za­ção de ac­ções que vi­sem o au­men­to da dis­po­ni­bi­li­da­de de mei­os e fa­ci­li­ta­ção no aces­so ao cré­di­to”, con­cluiu.

O II Con­se­lho Téc­ni­co do Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Agrá­rio en­cer­ra ho­je e con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de directores na­ci­o­nais, che­fes de de­par­ta­men­to do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra e Flo­res­tas, re­pre­sen­tan­tes de or­ga­ni­za­ções não-go­ver­na­men­tais li­ga­das à pro­mo­ção da agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar e par­cei­ros so­ci­ais.

Ma­té­ri­as re­la­ci­o­na­das com a pre­pa­ra­ção da cam­pa­nha agrícola 2018/2019, pon­to de si­tu­a­ção do pro­gra­ma de re­lan­ça­men­to da pro­du­ção de al­go­dão e ar­roz, pro­du­ção de se­men­tes ru­rais e o pro­gra­ma de cor­rec­ção de so­los se­rão ou­tras ma­té­ri­as a se­rem dis­cu­ti­das no en­con­tro.

ILÍ­DIO SERDEIRA | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Tra­ba­lha­do­res es­tão há uma ano sem re­ce­ber os sa­lá­ri­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.