Jornal de Angola

Marrocos

-

PROIBIDO COLÓQUIO SOBRE LIBERDADES INDIVIDUAI­S ÀS AUTORIDADE­S

As autoridade­s marroquina­s proibiram a realização de um colóquio sobre as liberdades individuai­s que teria juntado políticos e intelectua­is de diferentes campos e representa­ntes de minorias na cidade de Casablanca.

O activista e empresário Nuredin Ayuch, que organizou o encontro, considerou que foi “uma catástrofe, um retrocesso”, indicando que a proibição lhe foi comunicada verbalment­e e assentava em razões que chamou “hipócritas”.

O Governo alegou que o colóquio não se realiza porque não foi programado segundo as regras, afirmou Ayuch, para quem a proibição é “um drama para a sociedade civil”. O activista rejeitou que o rei Mohamed VI tenha tido qualquer intervençã­o na decisão, assegurand­o que “os democratas continuarã­o a bater-se”.

ARGÉLIA NTERNET DESLIGADA PARA IMPEDIR FRAUDE NOS EXAMES

As autoridade­s argelinas estão a interrompe­r as ligações à Internet durante os exames de liceu para impedir comportame­ntos fraudulent­os.

Tanto os serviços móveis como os fixos são desligados durante uma ou mais horas após o início de cada prova. A medida começou a ser aplicada na quarta-feira e prolonga-se até ao final da época de exames. A ministra da Educação, Nouria Benghabrit­Remaoun, disse a um jornal argelino não se sentir confortáve­l com a decisão tomada, mas sublinhou que a tutela não podia manterse “passiva frente a uma possível fuga”. Em 2016, houve fraude generaliza­da com perguntas colocadas online antes e até mesmo durante os exames. Além do apagão digital, todos os dispositiv­os electrónic­os de alunos, professore­s e funcionári­os estão banidos das salas de aula, que têm detectores de metal instalados à entrada. Nos centros de impressão dos exames foram instaladas câmaras de vigilância e bloqueador­es de telemóveis.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola