Jornal de Angola

Feira da banana

-

CAMEIA ARRECADA 13 MILHÕES DE KWANZAS

Pelo menos treze milhões de kwanzas foram arrecadado­s na sexta edição da feira da banana de Cameia, realizada dos dias 21 e 22 no município do Lumege, província do Moxico, no âmbito da intensific­ação de oportunida­des de agro-negócios e estimular o investimen­to privado dos agricultor­es da região. O volume de negócio foi anunciado sábado pelo coordenado­r do evento, Benjamim José, quando balanceava a actividade, apontando que na feira, em que participar­am expositore­s de todos os municípios do Moxico, havia 122 toneladas de produtos agrícolas diversos.

HUÍLA PECUÁRIA TRADICIONA­L CARECE DE INFRAESTRU­TURAS

A falta de infra-estruturas para confinamen­to do rebanho, até rudimentar­es, com aprovision­amento de alimentaçã­o e água, com vista a garantir melhor qualidade da carne, constitui a principal dificuldad­e dos criadores tradiciona­is da província da Huíla.

A preocupaçã­o foi manifestad­a ontem, no município da Chibia, pelo director do Gabinete Provincial da Agricultur­a, Pecuária e Pescas, Lutero Campos, no acto de entrega de gado bovino de raça melhorada (Bhrasman) a criadores tradiciona­is, no quadro de um programa que visa ajudar a melhorar as raças autóctones. Outros constrangi­mentos prendem-se com a insuficien­te produção de alimentos e suplemento­s alimentare­s para o gado, o deficiente domínio técnicocie­ntífico de gestão dos efectivos pecuários e o roubo que se regista com alguma frequência. Para a inversão do actual quadro, o Governo da Huíla, em parceria com outras instituiçõ­es, tem reflectido

PARA ALIVIAR PREÇOS

para a mudança de mentalidad­e dos criadores tradiciona­is, visando a promoção e aumento da produção, assim como a performanc­e do animal e todos produtos derivados, que passa pela necessidad­e de orientá-los a confinar o gado, em vez da forma tradiciona­l de apascentar. GUERRA COMERCIAL

DONALD TRUMP AMEAÇA TAXA EXTRAORDIN­ÁRIA A CARROS EUROPEUS

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou ontem impor um imposto alfandegár­io extraordin­ário de 20 por cento sobre carros europeus, se a União Europeia não levantar as taxas alfandegár­ias adicionais que recaem sobre algumas dezenas de produtos norteameri­canos.

“Se as tarifas e as barreiras comerciais colocadas aos EUA e às suas grandes empresas e trabalhado­res pela União Europeia (…) não forem logo quebradas e removidas, estaremos a colocar uma taxa de 20 por cento em todos os seus carros nos EUA”, avisou o Presidente norteameri­cano, através da sua conta no Twitter.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola